Livro publicado pelo Centro de Memória da Unicamp conta a história de Chico Amaral

Edição de imagem

Em cerimônia realizada no saguão do Paço Municipal da Prefeitura de Campinas foi lançado, na última sexta-feira (27), o livro Bilhete verde para a democracia – Chico Amaral, uma biografia política. Editado pelo Centro de Memória da Unicamp, o livro marca o centenário de nascimento do ex-prefeito de Campinas, que completaria 100 anos no dia 29 de janeiro.

Além da viúva de Chico Amaral, Marília Martorano Amaral, participaram da homenagem as filhas Eliana Martorano Amaral (professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp), Yara, Adriana e Ana Cristina Martorano Amaral e os netos. Diversas autoridades políticas também compareceram ao evento e foram recebidas pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, que convidou para se sentarem à mesa o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e o presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Carlos Rossini, entre outras autoridades.

A docente da FCM e filha do ex-prefeito, Eliana Amaral, destacou o espírito humanista do pai Chico Amaral
A docente da FCM e filha do ex-prefeito, Eliana Amaral, destacou o espírito humanista do pai Chico Amaral 

Para o reitor, o lançamento do livro com a biografia de Chico Amaral foi um evento muito significativo. “Chico marcou a história de nossa cidade e projetou Campinas para todo o país. Foi prefeito por duas vezes e deputado federal no período do regime militar, atuando no grupo dos Autênticos do MDB da época. Sua história serve como exemplo para os dias de hoje, pois sempre valorizou a democracia, a justiça social e o diálogo permanente como forma de fazer política”, afirma.

Antonio Meirelles parabenizou o autor José Pedro Martins, toda a família de Chico Amaral, na figura da professora Eliana Amaral e a equipe da Prefeitura de Campinas, na figura do Prefeito Dário Saadi, pela iniciativa. Ele também agradeceu o empenho e a colaboração das equipes do Centro de Memória da Unicamp (CMU) e da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen).

A professora Eliana Amaral, terceira filha do ex-prefeito, destacou o espírito humanista do seu pai. “As políticas públicas eram seu foco, na educação, na saúde, na moradia, no lazer e na cultura”, disse em sua fala durante a homenagem.

O prefeito Dário falou da atuação de Chico Amaral como deputado constitucionalista, lembrando que ele foi autor da lei que garante o acesso do trabalhador ao Fundo de Garantia para a construção da casa própria.

O reitor Antonio José de Almeida Meirelles: "Chico marcou a história de nossa cidade e projetou Campinas para todo o país"
O reitor Antonio José de Almeida Meirelles durante a cerimônia de lançamento do livro: "Chico marcou a história de nossa cidade e projetou Campinas para todo o país"

Chico Amaral foi prefeito de Campinas por dois mandatos (1977-1982 e 1997-2000) e deputado federal por seis vezes. Faleceu em 2016, na véspera de completar 93 anos.

O livro Bilhete verde para a democracia – Chico Amaral, uma biografia política foi escrito pelo jornalista José Pedro Martins e está à venda na Livraria Pontes e, a partir de quarta-feira (1 de fevereiro), estará disponível no site do Centro de Memória. A exposição “Chico Amaral: um Autêntico campineiro”, também inaugurada na manhã de hoje (27), foi organizada pelo Arquivo Municipal de Campinas, com fotos, documentos e textos expostos em painéis que permanecerão montados no Paço Municipal até o dia 24 de fevereiro. Na sequência, a exposição deverá ser montada no saguão do CMU. 

Imagem de capa
Cerimônia contou com a presença da viúva de Chico Amaral, Marília Martorano Amaral, das filhas Eliana Martorano Amaral (professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp), Yara, Adriana e Ana Cristina Martorano Amaral e dos netos, além de autoridades de Campinas

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

A empresa viabiliza atividades de fomento ao ensino, pesquisa e extensão; oferece à comunidade universitária sistemas de videoconferência, plataforma de conteúdo audiovisual, ambiente virtual de aprendizagem e autenticação mundial em WiFi 

A cerimônia de posse conteou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; novo superintendente fica no comando no período de 2023 a 2027

Atualidades

O diretor da Comissão, José Alves de Freitas Neto, considerou os índices muito positivos

A série de ações da Unicamp durante a pandemia de coronavírus

 

Houve um crescimento de cerca de seis pontos percentuais no índice de comprometimento do orçamento total com os gastos em folha de pagamento, o que indica os investimentos na valorização do servidor docente e não docente.

Cultura & Sociedade

Professor da New York University discute “Vingança, Retribuição e Reconciliação” em palestras no IEL

Instalado no Instituto de Computação, o espaço reúne inteligência artificial (IA), biotecnologia, nanotecnologia, robótica e internet para pensar soluções para as áreas da saúde e do bem-estar