Docente é contemplado com bolsa de pesquisa para o desenvolvimento de software que analisa dados de atletas lesionados

O docente do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Medicas (FCM) da Unicamp Sérgio Piedade foi contemplado no ISAKOS Research Grant Winners, edição 2021-2023, com o projeto “Software de quatro domínios de resultados relatados pelo paciente”. O professor receberá uma bolsa de US$ 15 mil pela Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva Ortopédica (ISAKOS, na sigla em inglês).

Acesso o conteúdo do projeto.

A bolsa está incluída na categoria “países com recursos limitados”, de acordo com a divisão definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nessa categoria, o subsídio é concedido a cada dois anos a dois projetos com mérito científico. Segundo a Isakos, o objetivo do programa é fornecer a seus membros recursos para financiar pesquisas internacionais da mais alta qualidade em artroscopia, cirurgia de joelho e medicina esportiva ortopédica. O projeto tem prazo de 18 meses para ser executado.

“Gostaria de agradecer à Isakos pelo apoio financeiro ao nosso projeto de pesquisa de software 4-Domain Sports PROM”, disse Piedade, que já foi presidente do Comitê de Medicina Esportiva da entidade. A sigla PROM vem do inglês (“Patient reported outcome measures”, ou medidas de resultados relatados pelo paciente, em português) e se trata de um questionário personalizado sobre medicina esportiva ortopédica, no qual o paciente relata o tratamento recebido.

O professor Sérgio Piedade receberá uma bolsa de US$ 15 mil mensais pela Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva Ortopédica
O professor Sérgio Piedade receberá uma bolsa de US$ 15 mil pela Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva Ortopédica

“Começamos em 2017 com uma revisão sistemática na medicina esportiva, verificando se existia questionário universal desenhado para essa área. Na primeira etapa, verificamos que havia um hiato, a falta de um questionário PROM para avaliar resultados pós-operatórios e as demandas físicas e psicológicas de atletas de alta performance e indivíduos que praticam esportes regularmente. Na segunda etapa, desenvolvemos um questionário específico para isso, o primeiro do gênero na literatura, que foi validado e publicado em inglês. Na terceira etapa, será desenvolvido um software para aplicação clínica, fazendo a avaliação levando em conta os quatro pilares estabelecidos no questionário, em diferentes idiomas.”

Segundo Piedade, os objetivos do software são: melhorar a aplicabilidade clínica do questionário PROM, criando uma ferramenta reprodutível para avaliar com precisão atletas e praticantes de esportes de alto rendimento que receberam tratamento devido a uma lesão esportiva; otimizar a coleta de dados com relação à percepção registrada de lesão, expectativas de tratamento, avaliação de cuidados pós-operatórios, tratamento recebido e resultados comparados com a demanda física; agrupar e analisar os atletas de acordo com a modalidade esportiva, local anatômico da lesão e tipo de procedimento cirúrgico para traçar gráficos, comparar e analisar resultados por meio de celulares, computadores e tablets e, em última análise, levar a avanços no tratamento.

4-Domain Sports PROM

O questionário é constituído de quatro pilares: 1) atleta sem lesão; 2) atleta lesionado; 3) o que se espera do tratamento; e 4) o que se avalia do tratamento. Cada pilar tem duas questões, que são respondidas com uma nota de 0 (péssimo) a 10 (excelente). Além disso, o questionário apresenta três questões adicionais sobre o padrão de atividade relatado pelo atleta – nível de competição, motivação trazida pela prática e demanda física. “O questionário é universal no sentido de que não fica restrito a uma articulação do corpo ou a uma modalidade esportiva, como ocorre em outros modelos”, disse Piedade.

O 4-Domain Sports PROM também foi traduzido e adaptado para o português na tese de mestrado profissional de André Toledo, orientado pelo professor Piedade, no programa de Pós-Graduação em Ciência Aplicada à Qualificação Médica da FCM. O questionário está sendo validado, ainda, em chinês, francês, italiano e espanhol.

Medicina do Exercício e do Esporte

Paralelamente ao desenvolvimento do questionário, a linha de pesquisa de Medicina do Exercício e do Esporte da FCM produziu quatro publicações relacionadas ao assunto no período:

Presently PROMSs are not tailored for athletes and high-performance sports practitioners: A systematic review (2019),

PROMS in Sports Medicine (2019),

Validation and implementation of 4-domain Patient-Reported Outcome Measures (PROMs) tailored for Orthopedic Sports Medicine (2020)

Patient-Reported Outcomes Tailored to Sports Medicine (2021).

Matéria originalmente publicada no site da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Sérgio Piedade no 12º Congresso Bienal Isakos, no México (2019) (Foto: Divulgação)

O objetivo da reunião foi apresentar a experiência da Unicamp na aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre

Modalidade oferecida pela Unicamp para financiamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão completa 20 anos

Evento começou esta semana no Instituto de Computação e conta com aulas teóricas, simulados e palestras com patrocinadores