Vestibular 2023: Aumenta o número de inscritos para ingresso na modalidade Enem-Unicamp

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a relação candidatos-vaga por curso na modalidade Enem-Unicamp e o balanço das inscrições. Para o ingresso neste ano, a Comvest registrou 17.112 inscritos nessa modalidade. No ano passado, a procura fechou em 13.421 candidatos, o que representa um aumento de 27,5%. De acordo com a Comissão, um dos fatores para o aumento na demanda foi a iniciativa, adotada pela primeira vez neste ano, de inscrição automática para a modalidade, no momento em que os estudantes de escolas públicas – perfil exigido no Enem-Unicamp – faziam a inscrição para o Vestibular Unicamp, em agosto. Na época, 12.564 estudantes optaram por já realizar também a inscrição automática na modalidade Enem-Unicamp. Inscritos em ambos os processos, os estudantes podem aumentar suas chances de ingressar na Unicamp.

Além desses candidatos, a Comvest registrou outros 4.548 novos inscritos, que efetuaram a inscrição diretamente na modalidade Enem-Unicamp, em novembro. Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, esse número denota o interesse especialmente de candidatos de localidades mais distantes. “Manter a modalidade Enem-Unicamp é uma iniciativa importante da Unicamp para permitir que candidatos de outras regiões, de cidades mais distantes de nossos locais tradicionais de aplicação das provas do Vestibular Unicamp, possam participar das vagas oferecidas. Esse número de mais de 4 mil candidatos que não haviam feito a inscrição automática no formulário do Vestibular indica tal importância”, disse José Alves.

Na edição 2023, a modalidade oferece 639 vagas, destinadas a dois perfis de estudantes: 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

“Estamos muito satisfeitos com esse aumento na demanda em relação ao ano passado, pois representa voltar a um patamar anterior ao da pandemia. Isso porque nas duas edições da modalidade Enem-Unicamp realizadas antes da pandemia, em 2019 e 2020, havíamos alcançado mais de 17 mil pessoas, ou seja, conseguimos retomar o mesmo índice”, explicou José Alves.

Na modalidade Enem-Unicamp, as provas são de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, que realiza o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os candidatos puderam utilizar as notas da edição Enem 2022.

As listas de aprovados para a matrícula serão divulgadas, na página da modalidade, no site da Comvest, a partir do dia 6 de fevereiro. Estão previstas até cinco chamadas para matrícula online e as datas dessas chamadas constam do calendário disponível no site da Comvest.

O aumento no número de inscrições foi de 27,5%; na edição 2023, a modalidade oferece 639 vagas