Superintendente do HC fala à EPTV sobre aumento de demanda, mutirões e novos projetos

A superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, esteve no sábado (7) nos estúdios da EPTV Campinas falando sobre o aumento no número de atendimentos de emergência e de alta complexidade no hospital em 2022. Com a diminuição da quantidade de casos graves relacionados à covid-19, o HC da Unicamp registrou no ano passado um aumento expressivo na demanda por consultas, internações e cirurgias eletivas, principalmente nas áreas de oncologia, ortopedia e cardiologia.

“As filas para atendimento do HC sempre existiram, mas com a pandemia elas aumentaram e os pacientes que aparecem para os atendimentos apresentam quadros de gravidade muito maior. As pessoas ficaram muito tempo sem procurar atendimento”, ressaltou Elaine durante a entrevista.

Para minimizar esse problema, de acordo com Elaine, desde o ano passado o HC da Unicamp vem realizando mutirões para resolver o problema das filas. Em 2022 foram realizadas cerca de 2 mil cirurgias e quase 400 atendimentos oncológicos. Ainda de acordo com a superintendente do HC da Unicamp, será implementado um projeto piloto de matriciamento de pacientes em 20 cidades da região de Campinas para evitar o encaminhamento desnecessário de pacientes ao HC da Unicamp.

“Pretendemos usar a telemedicina para implantar esse projeto piloto. Com o uso dessa tecnologia, a nossa equipe multiprofissional dará suporte para os hospitais da região para o atendimento de pacientes de baixa complexidade, que representam uma porcentagem substancial dos casos que são encaminhados ao HC. Estamos também em tratativas com o governo do Estado de São Paulo para ampliar o número de cirurgias, tratamentos de quimioterapia e novos mutirões para este ano”, revelou Elaine.

Assista a reportagem completahttps://globoplay.globo.com/v/11260909/

HC participa de Mutirão de Cirurgias do Governo do Estado

HC da Unicamp promoveu mutirão para atendimentos oncológicos neste sábado

Matéria originalmente publicada no site do HC da Unicamp.

Evento vai destacar a arte produzida no asfalto, nos semáforos e nas calçadas das cidades brasileiras

Houve crescimento do percentual de mulheres inscritas, que chegou a 40,6% do total de candidatos

Interessados poderão se inscrever até dia 12 de fevereiro

Programa recebeu 91 estudantes de ensino médio de 30 escolas públicas durante 25 dias de atividades