Feagri implanta sistema agroflorestal

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp realizou no dia 17 de dezembro um mutirão para a implantação de um Sistema Agroflorestal – SAF no campo experimental da unidade. Foram plantadas no espaço cerca de 300 mudas de árvores frutíferas e outras plantas, que nos próximos meses receberá o policultivo de feijão, milho, abóbora, mandioca e hortaliças. A ação teve a participação de estudantes do curso de Engenharia Agrícola, além de docentes e funcionários da unidade. Os participantes foram divididos em seis grupos de cinco ou mais pessoas. Cada grupo ficou responsável pelo plantio de 50 mudas.

Os Sistemas Agroflorestais – SAFs se caracterizam pelo cultivo de árvores e produtos agrícolas em uma mesma área, possibilitando a geração de renda no curto, médio e longo prazo, com a comercialização dos produtos agrícolas, dos frutos das árvores cultivadas e de madeira. Além disso, os SAFs trazem benefícios ambientais por ampliarem as áreas de cobertura florestal e a diversidade biológica existente em plantações.

Na Feagri, a implantação do SAF integra o projeto de curricularização das atividades de extensão universitária da unidade. "Essa aproximação com a comunidade externa terá os estudantes como protagonistas. Outra vantagem é a motivação dos alunos, que se interessam mais pelo curso e pelas técnicas de sustentabilidade", explica o professor Marco Túlio Ospina, coordenador do curso de Engenharia Agrícola.

#
Nos próximos meses, o espaço receberá o policultivo de feijão, milho, abóbora, mandioca e hortaliças

O plantio das árvores compreende a primeira fase de ocupação da área, que depois será ampliada com o cultivo de outras espécies de ciclo longo. O SAF beneficiará diversas disciplinas do curso, entre elas Sociologia e Extensão Rural, Planejamento Agrícola, Sistemas de Produção e Engenharia Agrícola: Curso e Profissão. "Além de unidade demonstrativa para produtores agrícolas, o SAF servirá como sala de aula e laboratório, complementando o ensino dos estudantes", comenta. Outras ações de integração entre estudantes da Unicamp e produtores rurais também estão previstas para ocorrer na área do SAF.

Comunidade Interna