Unicamp perde o hematologista Vagner de Castro

Autoria
Edição de imagem

O médico hematologista e hemoterapeuta, Vagner de Castro, faleceu no último dia 24 de dezembro. Castro foi coordenador do setor de coletas de sangue do Hemocentro da Unicamp por 30 anos e bastante atuante em campanhas e iniciativas para captação de doadores. Promoveu várias ações de conscientização para a doação de sangue no âmbito municipal, estadual e nacional. 

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (1987), o médico concluiu doutorado em Clínica Médica pela Unicamp em  2000. Seu pós-doutoramento foi na área de Imunologia Plaquetária em 2001, no Institute for Blood Transfusion - Giessen University - Alemanha. Era médico assistente doutor e docente do Mestrado Profissional em Hemoterapia da Faculdade de Ciências Médicas e responsável pelo Laboratório de Imunologia Plaquetária do Hemocentro. 

Leia nota emitida pelo Hemocentro: 

Com imenso pesar, comunicamos o falecimento, hoje (24), do médico hematologista e hemoterapeuta, Vagner de Castro. Coordenador do setor de coleta do Hemocentro Unicamp por 30 anos, responsável por diversos laboratórios do ciclo do sangue, ele atuou incansavelmente para manter os estoques de sangue, a qualidade do atendimento e do sangue transfundido.

Foi atuante na área de captação de doadores de sangue e responsável por contribuir com inúmeras iniciativas educacionais na esfera federal, estadual e municipal. Vagner de Castro era também um cientista importante na área de alterações das plaquetas, tendo contribuído muito para o entendimento e tratamento de doenças relacionadas.

Além disso, era um grande amigo, sensível, divertido, vivia intensamente. Gostava de tocar viola e ajudar na formação de crianças para a composição dos membros da Orquestra de Viola de Holambra. Sempre tinha muitas histórias para contar.

Nossa homenagem e solidariedade à família, à Dra. Malu, sua esposa, ao filho, Rodrigo. O Hemocentro Unicamp e seus amigos sentirão muito a sua falta.

Comunicamos que o velório ocorrerá na cidade de Holambra, no dia 26 de dezembro, com sepultamento às 15 horas.

Hemocentro Unicamp

Repercussão: 

Anvisa emite nota de pesar pelo faleciimento de Vagner de Castro

Associações destacam legado de Vagner de Castro à frente do Hemocentro

Fundação Pró-sangue emite nota de pesar

Leia última entrevista do médico Vagner de Castro ao Portal da Unicamp:

Hemocentro da Unicamp precisa de doações de sangue

Leia outras entrevistas publicadas no Portal da Unicamp: 

Hemocentro da Unicamp dá início à campanha Junho Vermelho 2021

Jogador de vôlei Maurício Lima participa de campanha no Hemocentro da Unicamp

Imagem de capa
O coordenador do setor de coletas de sangue do Hemocentro da Unicamp por 30 anos e bastante atuante em campanhas e iniciativas para captação de doadores. Promoveu várias ações de conscientização para a doação de sangue tanto na esfera municipal, como na estadual e nacional

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”