Ex-reitor da USP é o novo secretário estadual de Ciência e Tecnologia

O ex-reitor da USP, professor Vahan Agopyan, foi escolhido pelo governador eleito, Tarcísio de Freitas, para comandar a secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação. Graduado em Engenharia Civil e mestre em engenharia urbana e de construções civis pela Escola Politécnica da USP, Agopyan é Ph.D. em engenharia pela King´s College London, Reino Unido.

Foi diretor da Escola Politécnica da USP (2002-6), diretor presidente do IPT (2006-8), coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (2008-9), Pró-Reitor de Pós-Graduação, Vice-Reitor e Reitor da USP (2010-13, 2014-17 e 2018-22).

Mais recentemente, tem se dedicado aos estudos da qualidade e sustentabilidade da construção civil. É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Eminente Engenheiro do Ano, Personalidade da Tecnologia, Cidadão Paulistano, membro da Academia Panamericana de Ingenieria (API) e da Academia Nacional de Engenharia. Com o anúncio, Tarcísio completa a lista de 23 secretários que farão parte da nova gestão estadual.

Estrutura

O governador eleito de São Paulo anunciou na quarta-feira (21) a nova estrutura de secretarias do governo estadual e os nomes que deveriam ocupar as pastas a partir do ano que vem. A única secretaria que ainda não tinha o nome definido era a de Ciência e Tecnologia. O próximo governo terá 23 secretarias, mesmo número que o atual. No entanto, foram criadas novas pastas e algumas atuais foram fundidas ou extintas. Entre as mudanças está a criação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que deverá gerir, além da política habitacional, o planejamento das regiões metropolitanas.

Foto de um homem que aparece do peito para cima. Ele é branco, tem o cabelo curto e grisalho e está usando óculos, terno e gravata.