Dos 84 cursos de pós-graduação da Unicamp avaliados pela Capes, 36 obtiveram notas de excelência

A pós-graduação da Unicamp obteve nível de excelência em 36 de seus programas, de acordo com a avaliação quadrienal 2017-2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No total, 84 cursos de pós-graduação stricto sensu foram avaliados, dos quais 68 receberam as notas 5, 6 ou 7, o equivalente a cerca de 81% do total. O nível de excelência, notas 6 e 7, foi obtido por 42% dos cursos. A avaliação também mostra a evolução dos programas: 30 cursos aumentaram suas notas em relação ao quadriênio anterior, 2013-2016, o que representa avanço em 35,7% dos programas.

Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (19) durante o Seminário “Avaliação Quadrienal: passado, presente e futuro”, realizado pela Capes. Todas as áreas do conhecimento, na Unicamp, registraram aumento nas notas, com destaque para os programas em Ciências da Saúde, Engenharias e Ciências Humanas.

"Temos um cenário muito positivo na Universidade. A Unicamp teve um aumento das suas notas muito importante. [...] Nós nos destacamos pela excelência dos nossos programas, pela capacidade de formação de alunos, pela capacidade de adequação ao mercado de trabalho”, avaliou a pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneghello.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello:
A pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello: todas as áreas do conhecimento, na Unicamp, registraram aumento nas notas, com destaque para os programas em Ciências da Saúde, Engenharias e Ciências Humanas

Notas aumentam também no cenário nacional

No âmbito nacional, foram analisados 4.512 programas, dos quais 54% mantiveram suas notas e 34% registraram aumento. O número de programas de excelência, com notas 6 e 7, cresceu 37% em relação ao último período de avaliação. Um dos destaques foi para as regiões Nordeste, onde o número de programas nota 7 passou de 37 para 60, e Norte, que não possuía nenhum programa nota 7 e, nessa última avaliação, passou a ter três.

Ao fim dessa avaliação, 15% de todo o sistema de pós-graduação ficou com notas 6 e 7. “É um contexto do sistema nacional de avaliação que demonstra a capacidade, mesmo em tempos tão difíceis, de verem reconhecidos os seus êxitos”, afirmou a presidente da Capes, Cláudia de Toledo, na ocasião da divulgação das notas.

Ela também destacou a qualidade das produções avaliadas. Foram registradas 4,7 milhões de produções intelectuais, sendo 280 mil produções qualitativas indicadas pelos coordenadores da avaliação. “Tivemos um grande cenário de quantidade, mas um valioso cenário de produções de qualidade indicadas pelos programas como produções qualitativas. Foi o que diferenciou também esse quadriênio [dos demais].”

Avaliação Capes

A avaliação da pós-graduação pela Capes ocorre a cada quatro anos. Os programas são classificados com notas que variam de 1 a 7. As notas 1 e 2 implicam descredenciamento do curso. Dentre os critérios analisados estão a produção científica de docentes e alunos, a qualificação do corpo de professores, a qualidade da formação dos estudantes e o impacto social do programa. As notas servem de base para a concessão de auxílios e indicam o grau de desenvolvimento do curso.

Acesse os dados da avaliação quadrienal da Capes (2017-2020).

Audiodescrição. Fotos:Antonio Scarpinetti. Montagem com 3 fotos em tons de cinza e detalhes magenta dispostas uma ao lado da outra. A partir da esquerda, foto em perfil do rosto de jovem que olha através de grade branca, havendo do outro lado, várias pessoas, algumas caracterizadas. Ao centro, 2 homens operam grande equipamento, sendo que um deles está em pé à frente da máquina, e outro em plataforma suspensa. Na última, mulher em pé faz pinturas abstratas em parede usando moldes retangulares. Imagem 1 de 1