Força-Tarefa Unicamp finaliza o ciclo de testagens de 2022

A Força-Tarefa da Unicamp contra a Covid-19, por meio da Frente de Ações Sociais, em parceria com a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campinas (ASPMC), promoveu no sábado, 17 de dezembro, no Parque Itália, em Campinas, a última campanha de testagem de 2022. Nesta ação, a testagem se deu por livre demanda. Foram feitos 148 testes, e não houve caso positivo para covid-19.

Sobre a pesquisa de situação vacinal, a equipe de voluntários abordou adolescentes, jovens e adultos. Os resultados apontaram a seguinte situação:

- Na faixa etária acima de 18 anos (o esquema vacinal para essa faixa compreenderia a administração de quatro doses):

* 76 pessoas apontaram ter tomado as 4 doses,

* 35 tomaram 3 doses, portanto, com uma dose em atraso,

* 18 tomaram 2 doses, portanto, com duas doses em atraso.

- Na faixa etária de 12 a 17 anos (o esquema vacinal para essa faixa compreenderia a administração de três doses):

* 2 pessoas apontaram ter tomado as 3 doses,

* 1 apontou ter tomado 2 doses, portanto, com uma dose em atraso.

- Na faixa etária de 03 a 11 anos (o esquema vacinal completo para essa faixa compreenderia a administração de duas doses):

* 7 participantes dessa faixa apontaram ter tomado as duas doses,

* 3 apontaram ter tomado 1 dose, portanto, com uma dose em atraso,

* 6 apontaram zero dose.

Todas as pessoas que não estavam com as vacinas em dia foram orientadas a regularizar sua situação.

Teste rápido de antígeno leva apenas 10 minutos para conhecer o resultado

Grupos sociais em situação de vulnerabilidade social e econômica

Atuando desde abril de 2020, a Frente de Ações Sociais da Força-Tarefa Unicamp contra a Covid-19 tem por objetivo estabelecer parcerias com o poder público, organizações e movimentos sociais no intuito de ampliar a testagem para identificação do SARS-CoV-2. O público-alvo são grupos sociais e comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Neste ano, foi incorporado o uso do teste rápido de antígeno, capaz de detectar proteínas presentes na estrutura do novo coronavírus e, por isso, de diagnosticar a covid-19. Além da rapidez no resultado, que leva cerca de 10 minutos, a sua vantagem é a maior acessibilidade, já que são feitos em dispositivos que podem ser levados para qualquer ambiente, sem depender de aparato tecnológico de laboratório, como o RT-PCR.

O seu uso também possibilita o fornecimento de um laudo independente do resultado. Assim, ao longo de 2022, as equipes estiveram em diversas localidades, promovendo ações de testagens gratuitas. Outra novidade em 2022 foi a incorporação da pesquisa de situação vacinal, com o objetivo de orientar a população a completar seu esquema vacinal anti-covid-19.

O enfemeiro Adilton Leite durante testagem em praça pública: preocupação com as festas de fim de ano

Festas de fim de ano

Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), mais de 69 milhões de brasileiros não voltaram aos postos para receber a primeira dose de reforço da vacina contra a covid-19. Cerca de 32,8 milhões de pessoas poderiam ter recebido a segunda dose de reforço contra a doença, mas ainda não se vacinaram.

Para o assessor da Diretoria Executiva da Área de Saúde e voluntário da Força-tarefa Adilton Leite, a baixa procura de adolescentes e adultos pelas doses de reforço contra a covid-19 a poucos dias das festas de fim de ano é motivo de preocupação para a Secretaria de Saúde de Campinas (SP). Dados divulgados em 16/12 ao site de notícias G1 apontam que 35% dos adolescentes com duas doses ainda não receberam a terceira vacina. No caso dos maiores de 18 anos, o segundo reforço está pendente para 68% do público.

“Quando abordamos um participante com esquema vacinal incompleto, reforçamos a importância de completar essa etapa do ciclo vacinal, enfatizando que só assim as pessoas têm maior imunidade contra a doença. Os estudos mostram que a estratégia de reforçar o calendário vacinal contra o coronavírus aumenta em mais de cinco vezes a proteção contra casos graves e óbitos pela covid-19”, destaca Leite, que também é enfermeiro.

No município de Campinas, há 65 postos de vacinação. Basta procurar o Centro de Saúde mais próximo, não é necessário agendar.

Acesse para saber os horários de funcionamento

Na Unicamp, o Cecom mantém um posto de vacinação para a comunidade interna. Acesse para mais informações.

“Poder ter participado das ações junto a populações que, do contrário, dificilmente teriam acesso aos testes, fazer a avaliação da situação vacinal e orientar os que não têm esquema vacinal completo para que regularizem a situação me traz uma enorme satisfação profissional”, comemora o enfermeiro.

Além de completar o esquema vacinal, o uso de máscaras adequadas no transporte público, locais fechados ou mal ventilados e nas aglomerações é recomendado até que o cenário epidemiológico volte à situação de baixa circulação da covid-19.

Agradecimentos

A Frente de Ações Sociais agradece à Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campinas (ASPMC) pela parceria e aos voluntários que participaram das ações!

Comunidade Interna