Núcleo da Unicamp publica revista com textos e obras de autores trans

A Revista T, lançada em novembro durante o evento da Forcult (Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior Brasileiras) na Unicamp, é uma das ações do projeto TransFormação: permanência estudantil e empregabilidade para pessoas transvestigêneres*, que tem o apoio da Ambev e conta com a parceria da organização TODXS Brasil. Outra ação do projeto é o mapeamento de estudantes trans da Universidade. Criado em fevereiro de 2022, o Núcleo de Consciência Trans (NCT) da Unicamp, que está à frente do projeto, promoveu recentemente uma série de eventos e atividades que têm conquistado expressão e notoriedade no movimento estudantil e na militância LGBTQIA+. 

O objetivo do projeto TransFormação é ampliar a presença de pessoas trans nos ambientes estudantis e profissionais. As ações contam com a liderança de Nath Cordeiro, graduanda em arquitetura, Verena Teixeira, graduanda em artes cênicas, Uma Moric, formada em artes visuais, e Jota Guerreiro Vilar, formado em artes cênicas.

Mapeamento e oficinas

Dentre as ações já realizadas pelo projeto, destaca-se o mapeamento de estudantes trans da Unicamp, que levantou dados sobre mais de 150 pessoas e que terá dossiê publicado ainda este ano. O Núcleo também promoveu em outubro a realização de 11 oficinas gratuitas com temas diversos voltadas à capacitação profissional. As ações formativas, em formato presencial ou online, contaram com a participação de 60 pessoas.

Revista T em campanha

Agora, o projeto está em fase de publicação da Revista T, que foi lançada em novembro, durante o evento da Forcult na Unicamp. A primeira edição da revista tem como tema a “Transcrição Dissente: As Torções dos Papéis Hegemônicos” e reúne textos e obras visuais de diversas pessoas trans, assim como entrevistas com importantes personalidades que compõem o NCT. 

Para o lançamento da revista, uma quantidade limitada de exemplares foi impressa. Agora, para possibilitar a impressão de mais exemplares, o NCT realiza uma campanha de benfeitoria, até o final deste mês, em que qualquer pessoa pode colaborar com o projeto e garantir um exemplar físico da revista, entre outras recompensas. O dinheiro arrecadado também se destina ao lançamento da versão digital da revista.

Formado por pessoas trans com ou sem vínculo com a universidade e diversas entre si, o núcleo reivindica a criação de cotas para pessoas trans na Unicamp, em níveis de graduação e pós-graduação, assim como a implementação de políticas de permanência para esses estudantes. 

*Termo cunhado pela deputada Erika Hilton e abarca em si a diversidade das identidades trans (travesti, transexual, não-binárie, transmasculino etc.)

Links: 

Instagram NCT: https://www.instagram.com/nct_unicamp/ 

Campanha de benfeitoria: https://benfeitoria.com/projeto/transformacao 

 

 

 

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa