Combate à pandemia de covid-19 é destaque no Prêmio Paepe 2022

Os 48 projetos premiados receberão os trooféus das mãos de autoridades da administração central da Unicamp

O esforço de diversos profissionais da Unicamp no combate à pandemia de covid-19, desde a realização de testes diagnósticos junto ao público externo até a criação de políticas para a saúde da comunidade universitária, foi o grande destaque do Prêmio Paepe 2022, iniciativa que reconhece as ações de servidores que trazem contribuições efetivas para a melhoria dos trabalhos prestados pela Universidade. Neste ano, 48 projetos foram premiados. A entrega dos prêmios e o anúncio dos primeiros colocados ocorreu nesta segunda-feira (12), no Auditório V da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

As iniciativas que conquistaram os três primeiros lugares são projetos voltados ao combate e prevenção da covid-19 dentro e fora da Universidade. Com o título 95 mil exames para diagnóstico molecular de Covid-19: ganho para os usuários e economia de 10 milhões de reais para o HC/Unicamp, a iniciativa da área técnica e de serviços da saúde foi a campeã desta edição. "No enfrentamento da pandemia, precisamos desenvolver a técnica de diagnóstico da covid-19 e muitas pessoas se envolveram nesse trabalho, mesmo que à distância”, explica Camila Silva, supervisora do Laboratório de Parasitologia, onde os testes foram elaborados. “Professores do Instituto de Biologia e do Laboratório de Parasitologia nos auxiliaram, além do Instituto Butantan, que contribuiu para podermos fazer os diagnósticos com os insumos adequados."

Acesse aqui as fotos dos contemplados.

Ela celebra a realização do projeto, que beneficiou milhares de pessoas da região de Campinas. "Não foi um trabalho voltado apenas para a comunidade da Unicamp. Realizamos exames para o Hospital Estadual de Sumaré, para o Hospital Boldrini. É uma sensação inacreditável termos esse reconhecimento.” Além do troféu, a equipe recebeu um prêmio no valor de R$ 22.776,69.

Em segundo e terceiro lugar ficaram os projetos Políticas de Vigilância Epidemiológica do Cecom frente a pandemia de Covid-19 e A Gestão de Tecnologias na Unicamp como referência na disponibilização de Ventiladores Pulmonares para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 na região de Campinas, ambos da área de saúde-enfermagem. A equipe do projeto que conquistou a segunda colocação levou para casa R$ 15.184,46. Já os terceiros colocados receberam o prêmio de R$ 7.592,23. Segundo as regras da premiação, os projetos classificados nas três primeiras colocações recebem, além do troféu, a quantia de uma, duas ou três vezes o salário do nível S1A da categoria Paepe.

Comissão Organizadora da edição 2022 do Prêmio Paepe, coordenada por Renato Paraizo (DGRH):

Excelência dentro e fora da Universidade

O Prêmio Paepe 2022 contou com o envolvimento de mais de 900 servidores da Universidade. Foram 286 projetos inscritos, de 689 servidores candidatos, além de 170 que integraram as comissões julgadoras da premiação. No total, 1.280 projetos já participaram do prêmio desde sua primeira edição, realizada em 2011. "A premiação cumpre o papel de reconhecer os servidores que se destacam na Universidade, ao mesmo tempo em que dá visibilidade às iniciativas bem-sucedidas, possibilitando que sejam replicadas em outras áreas", destaca Carlos Renato Paraizo, presidente do comitê organizador da edição 2022.

Para o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, o resultado do prêmio mostra a força das ações coletivas realizadas na Universidade e que permitem seu aperfeiçoamento constante. Ele pontua que as soluções desenvolvidas pelos servidores não servem apenas à comunidade universitária, mas podem ser levadas a outros órgãos públicos e empresas, beneficiando mais pessoas. "Os servidores Paepe têm um grande potencial de gerar inovações internas que podem ser instrumentos de inovação fora da Universidade. São pessoas providas de espírito público, que desempenham suas atividades com muita dedicação. Feliz é a universidade que tem essa energia e força.”

##
Ricardo Sanches (Cecom) e Hélio Cavalheri Junior (Fecfau), receberam troféus das mãos do chefe de Gabinete Paulo César Montagner e do reitor Antonio José de Almeida Meirelles, respectivamente

‘É um incentivo para continuar’

Além dos destaques para as iniciativas de combate à pandemia, outros projetos que otimizam processos administrativos e ampliam a qualidade de vida na Unicamp também foram contemplados. A oferta de atividades físicas de forma online pelo programa Mexa-se, do Cecom (Centro de Saúde da Comunidade), foi uma das iniciativas homenageadas. "A área da Educação Física tem um espaço no campo da saúde, promovendo a importância da movimentação, da prática de atividades físicas como forma de garantir a saúde. Esse tipo de reconhecimento é muito valioso", comenta Ricardo Sanches, responsável pelo programa.

Outra ação reconhecida pelo prêmio foi a de Hélio Cavalheri Junior, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (Fecfau). Seu projeto de mapeamento das árvores da unidade e georreferenciamento das espécies, com identificação por QR Code, foi o premiado da unidade. "É um projeto que começou simples, por meu amor pela natureza, e atingiu proporções que nunca imaginei”, comemora Hélio.

A iniciativa, que foi registrada em junho pela TV Unicamp (veja o vídeo a seguir), já rende frutos dentro e fora da Universidade. “É um incentivo para eu continuar com meu trabalho, além de servir de inspiração para outras unidades da Unicamp e também para municípios da região. Já comecei a implementá-lo em Mogi Mirim, minha cidade, em uma parceria com a prefeitura", revela o servidor.

A lista completa dos vencedores do Prêmio Paepe 2022 está disponível no sistema informatizado do prêmio

Assista à cerimônia de premiação transmitida pelo Canal Imprensa do Youtube: