Morre Hector Benoit, professor aposentado do IFCH

O professor Alcides Hector Rodriguez Benoit faleceu, aos 71 anos, nesta segunda-feira (05/12), em São Paulo. Professor Livre-Docente do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Hector Benoit estava aposentado desde 2015, após 25 anos de atuação na Unicamp.

Nascido em 02 de setembro de 1951 em Montevideo, Uruguai, Benoit fez toda sua carreira acadêmica no Brasil. Graduou-se em Filosofia, em 1974, pela Universidade de São Paulo, onde se dedicou aos estudos de dialética antiga e das obras de Platão.

Em 1976, ingressou no mestrado em filosofia na FFLCH-USP, onde defendeu em 1982 a dissertação A procura provisória da universalidade, sob a orientação de José Cavalcante de Souza. O mesmo orientador o acompanhou no doutorado, e, em 1990, Benoit defendeu a tese Platão: o saber esotérico da dialética.

A partir da leitura de textos clássicos no idioma grego, passou a atuar na interpretação dos diálogos platônicos. Esse trabalho originou livros como A Odisseia de Platão: As aventuras e desventuras da dialética, Platão e as Temporalidades, A Questão Metodológica e Sócrates – O Nascimento da Razão Negativa, entre outros.

Entre 1979 e 1990, atuou como professor na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto. Já em 1990, ingressou na Unicamp, trabalhando nas linhas de Filosofia Antiga, Materialismo e Dialética no Departamento de Filosofia e na Pós-Graduação do IFCH.

Trotskista desde a juventude, Hector Benoit também se dedicou ao estudo do marxismo, em especial a obra de Leon Trotsky, o balanço da experiência soviética pós-Lenin e interpretações sobre a dialética marxista.

No IFCH, Benoit participou da fundação do Centro do Pensamento Antigo (CPA) e do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx). Escreveu ensaios em revistas marxistas como Crítica Marxista, Outubro e Mais Valia, entre outras. Após se aposentar em 2015, Hector Benoit continuou atuando como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação de Filosofia. Sua obra foi homenageada no livro A Tradição Dialética na Obra de Hector Benoit – Diálogos e Testemunho, organizado em 2018 por ex-orientandos.

A direção do IFCH divulgou nota de pesar sobre a perda do professor Benoit.

Prezada comunidade,

É com grande tristeza que comunicamos o falecimento do professor Alcides Hector Rodriguez Benoit.

Professor Livre-Docente do departamento de Filosofia, especialista em Platão, filosofia antiga e marxismo, Hector aposentou-se da Unicamp em 2015, mas permaneceu atuando como professor colaborador.

No IFCH, foi por diversas vezes Diretor do Centro do Pensamento Antigo (CPA) e integrou também o Centro de Estudos Marxistas (CEMARX).

Foi ainda um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Platonistas.

Em nome da direção do IFCH, manifestamos nossa solidariedade aos familiares e aos amigos/as mais próximos de Hector.

Andreia Galvão

Diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Michel Nicolau Netto

Diretor Associado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

O Cemarx também divulgou nota de pesar.

O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP) vem a público manifestar seu profundo pesar pelo falecimento, no dia de ontem, 5/12/2022, do Professor Alcides Hector Rodriguez Benoit, professor livre-docente do Departamento de Filosofia de nossa instituição.

Especializado em filosofia antiga e marxismo, o professor Benoit foi membro-fundador do Cemarx e contribuiu ativamente com o centro em seus primeiros anos.

Ao longo de sua trajetória, enquanto docente e pesquisador, o professor Benoit seguiu aportando contribuições relevantes para a reflexão teórica em torno da obra de Marx e do marxismo. Assim, seu falecimento representa uma grande perda para o IFCH e os estudos marxistas.

Fazemos chegar aos familiares, colegas e amigos nossas mais sentidas condolências.

Campinas, 6 de dezembro de 2022,

Direção do Centro de Estudos Marxistas

Matéria publicada originalmente no site do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”