‘Colmeias pré-vestibulares' prepara estudantes de escolas públicas

Autoria
Edição de imagem
Vídeo

Na terça-feira (6/12) foi aprovada pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Unicamp a criação do Programa de Extensão Colmeias de Cursinhos Pré-Vestibulares e Pré-Vestibulinhos. O Programa está ligado diretamente à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Em 2023 está prevista mais uma etapa de expansão com a criação do cursinho pré-vestibular Colmeias do Jardim São Marcos, em Campinas.

Josely Rimoli
A professora Josely Rimoli, idealizadora da iniciativa: índice de aprovação em vestibulares de 51%

História

O cursinho pré-vestibular “Colmeia” começou em Limeira, em 2010, a partir de programas de extensão da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), com o objetivo de oferecer formação preparatória para estudantes de escolas públicas. Os professores são graduandos bolsistas da FCA e da Faculdade de Tecnologia (FT) e passaram pelo cursinho cerca de 4 mil alunos, com índice de aprovação em vestibulares de 51%.

A partir de 2019 a professora Josely Rimoli, idealizadora da iniciativa, viu a necessidade de criar o cursinho pré-vestibular Colmeia online, para comunidades quilombolas, indígenas e adolescentes da Fundação Casa. Paralelamente, veio a ideia de oferecer apoio pedagógico, por meio de professores bolsistas, para cursinhos de Campinas, preparatórios para o vestibular e ensino médio (pré-vestibulinhos) como o Marielle Franco e Malunga Thereza Santos. A iniciativa gerou o programa “Colmeias pré-vestibulares” e foi solicitada sua integração à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a ProEC.

Um dos módulos do cursinho acontece no Centro Comunitário Morro Azul, em Limeira
Um dos módulos do cursinho acontece no Centro Comunitário Morro Azul, em Limeira 

Assista à matéria especial produzida pela TV Unicamp e Comunicação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). A reportagem irá integrar o programa Alô Comunidade, do Canal Futura.

Imagem de capa
O Programa está ligado diretamente à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa