Unicamp concede Prêmios Institucionais 2022

Edição de imagem
##
Prêmios institucionais foram concedidos a 60 membros da comunidade de todos os campi da Universidade

Celebrar e reconhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos docentes da Unicamp, bem como o desempenho dos discentes dos cursos técnicos Cotil e Cotuca: esse foi o objetivo da entrega dos Prêmios Institucionais 2022, realizada no último dia 2 de dezembro no Centro de Convenções da Universidade. Ao todo, foram seis premiações, que contemplaram mais de 60 membros da comunidade de todos os campi da Universidade.

Participaram da cerimônia o reitor da Unicamp, Antonio José Meirelles, a coordenadora-geral, Maria Luiza Moretti, o pró-reitor de Graduação, Ivan Felizardo Contrera Toro, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Santos Coelho, a docente Raluca Savu, assessora da Coordenaria de Centros e Núcleos (Cocen), representando a coordenadora do órgão, Ana Carolina Maciel, a diretora executiva de Ensino Pré-Universitário, Cristiane Maria Megid, o diretor associado do Curso Técnico de Limeira (Cotil), Marcelo Dotti, representando o diretor da instituição, Augusto César Oliveira, e o diretor do Curso Técnico de Campinas (Cotuca), Luiz Seabra Junior.

“O conjunto de premiados contemplados neste evento é uma prova de uma universidade que está em constante alteração. Temos aqui uma diversidade grande de gênero, idade e etapas de carreira”, afirma o reitor Antonio Meirelles, que, junto com a coordenadora Maria Luiza Moretti, entregou o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, conferido a docentes que se destacaram nas suas funções de docência, pesquisa e extensão. “Nós precisamos unir pesquisa e extensão porque, ao fazer isso, nós estaremos defendendo toda a ciência, o conhecimento e a tecnologia produzidos aqui dentro”, ressalta.

Além do prêmio “Zeferino Vaz”, também foram concedidos na cerimônia o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, entregue por Ivan Felizardo; o Prêmio Proec de Extensão Universitária, entregue por Fernando Santos Coelho; o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico para Pesquisadores da Carreira de Pesquisador, entregue por Raluca Savu; o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino Magistério Secundário Técnico, entregue por Cristiane Maria Megid; e o Prêmio de Reconhecimento Discente de Desempenho em sua Formação Técnica dos Colégios Técnicos da Unicamp, concedido a alunos matriculados no Cotil ou Cotuca, entregue por Marcelo Dotti e Luiz Seabra Junior.  

Para a coordenadora-geral Maria Luiza Moretti, os professores e alunos contemplados na premiação são modelos importantes para os estudantes, que vão seguir o exemplo dado por eles dentro de sua formação e vida profissional. Em sua fala, ela ainda destacou a importância de projetos de inclusão e permanência estudantil, que têm sido pauta frequente dos órgãos colegiados da Universidade. “A Unicamp amplia o e vem continuando a investir no acesso à educação de qualidade e na igualdade de oportunidade. A educação é transformadora e acho que cada um de nós aqui presentes sabe que não teríamos tido as oportunidades que nós tivemos se não fosse a educação”, argumenta.

Participaram da cerimônia o reitor da Unicamp, Antonio José Meirelles, a coordenadora-geral, Maria Luiza Moretti, o pró-reitor de Graduação, Ivan Toro, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho e os docentes Raluca Savu (Cocen), Cristiane Maria Megid (Depu), Marcelo Dotti (Cotil) e Luiz Seabra Junior (Cotuca)
Participaram da cerimônia o reitor da Unicamp, Antonio José Meirelles, a coordenadora-geral, Maria Luiza Moretti, o pró-reitor de Graduação, Ivan Toro, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho e os docentes Raluca Savu (Cocen), Cristiane Maria Megid (Depu), Marcelo Dotti (Cotil) e Luiz Seabra Junior (Cotuca)

Confira os contemplados pelos Prêmios Institucionais 2022

Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz"

Prêmio conferido anualmente aos docentes que se destacaram nas suas funções de docência, pesquisa e extensão e que reconhece o desempenho acadêmico excepcional demonstrado em seus relatórios de atividades.

FCA – José Rodrigo Pauli

FCM – Carmem Silvia Passos Lima

FE – Maria Cristina Menezes

FEF – Elaine Prodócimo

FEA – Carlos Alberto Rodrigues Anjos

Feagri – Raquel Gonçalves

Fecfau – Regina Andrade Tirello

Feec – Wu Shin-Ting

Fenf – Roberta Cunha Matheus Rodrigues

FEQ – Lucimara Gaziola de la Torre

FOP – Dagmar de Paula Queluz

FT – Varese Salvador Timóteo

IA – Gilberto Alexandre Sobrinho

IB – Elaine Minatel

IC – Guido Costa Souza de Araújo

IE – Rosângela Ballini

IFCH – Marcelo Esteban Coniglio

IFGW – Gustavo Silva Wiederhecker

IG – Alexandre Campane Vidal

Imecc – Ketty Abaroa de Rezende

Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação

Conferido aos docentes que se destacaram em suas atividades ao longo da carreira acadêmica junto ao ensino de graduação. Tem como objetivo incentivar, valorizar e reconhecer a brilhante atuação do docente na graduação.

FCA – Alcides José Scaglia

FCF – Laura de Oliveira Nascimento

FCM – Christiane Marques do Couto

FE – Maria Cristina Menezes

FEA – Juliano Lemos Bicas

Feagri – Ariovaldo José da Silva

Fecfau – Tiago Zenker Gireli

Feec – Renato da Rocha Lopes

FEF – Paula Teixeira Fernandes

FEM – Robert Eduardo Cooper Ordóñez

Fenf – Erika Christiane Marocco Duran

FEQ – Ângela Maria Moraes

FOP – Flávio Henrique Baggio Aguiar

FT – Eloisa Dezen-Kempter

IA – Edson do Prado Pfützenreuter

IB – Maria Andréia Delbin

IC – Lucas Francisco Wanner

IE – Rodrigo Lanna Franco da Silveira

IFCH – Jesus José Ranieri

IFGW – Francisco das Chagas Marques

IG – Alfredo Borges de Campos

Imecc – João Frederico das Costa Azevedo Meyer

IQ – Italo Odone Mazali

Prêmio ProEC de Extensão Universitária

Concedido anualmente aos docentes ativos integrantes do quadro docente da Unicamp, na carreira magistério superior (MS), magistério tecnológico superior (MTS) e magistério artístico (MA), dos regimes RDIDP, que tenham se destacado em atividades de extensão universitária, reconhecendo a dedicação e contribuição dos docentes da Unicamp para a extensão universitária como interação dialógica e transformadora entre a Universidade e os demais setores da sociedade.

FCA – Lais Silveira Fraga 

FCF – Gislaine Ricci Leonardi

FCM – Rubens Bedrikow

FEA – Priscilla Efraim

Feagri – Vanilde Ferreira de Souza-Esquerdo

Fecfau – Leandro Mouta Trautwein

Feec – Walmir de Freitas Filho

FEF – Orival Andries Júnior 

Fenf – Ana Paula Boaventura

FEQ – Sávio Souza Venâncio Vianna

FT – Elaine Cristina Catapani Poletti 

IA – Angelo José Fernandes

IB – Eduardo Galembeck

IC – Esther Luna Colombini

IE – Marcelo Justus dos Santos

IFCH – Antonio Roberto Guerreiro Júnior

IFGW – Marcelo Knobel

Imecc – Laércio Luís Vendite

IQ – Luiz Carlos Dias

Prêmio de Reconhecimento Acadêmico para Pesquisadores da Carreira de Pesquisador

Conferido aos pesquisadores que se destacaram em suas atividades de pesquisa em reconhecimento à contribuição dada à Unicamp e à sociedade.

CPQBA – Rodney Alexandre Ferreira Rodrigues

Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino Magistério Secundário Técnico

Concedido anualmente aos docentes ativos integrantes do quadro docente da Unicamp na carreira magistério secundário técnico (MST) que tenham se destacado em atividades vinculadas à carreira.

Cotil – Sandro Dias

Prêmio de Reconhecimento Discente de Desempenho em sua Formação Técnica dos Colégios Técnicos da Unicamp

Concedido anualmente a discentes regularmente matriculados em um dos cursos técnicos ou especializações técnicas dos colégios técnicos da Unicamp e que tenham se destacado em atividades acadêmicas.

Cotuca – Pedro Sales de Barros

Cotil – João Pedro Cremasco Luiz

Assista a cerimônia de entrega dos Prêmios Institucionais 2022: 

Imagem de capa
Ao todo, foram seis premiações, que contemplaram mais de 60 membros da comunidade de todos os campi da Universidade

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”