Três professores da Unicamp são eleitos para Academia Brasileira de Ciências

Autoria
Edição de imagem

Três professores da Unicamp foram eleitos para a Academia Brasileira de Ciências (ABC) – uma das mais antigas associações de cientistas do país, com foco no desenvolvimento científico. Como membros titulares, na área de Ciências Químicas foi eleita Ana Flávia Nogueira e, na de Ciências Agrícolas, a professora Anete Pereira de Souza. Como membro afiliado da região de São Paulo, foi eleito o professor Leonardo Tomazeli Duarte. A cadeira de membro afiliado é reservada para cientistas de até 40 anos que prometem ter uma carreira promissora. Os eleitos tomam posse no dia 1º de janeiro de 2023, mas os membros titulares receberão diploma correspondente no dia 10 de maio, durante a reunião magna da ABC.

Veja a lista completa dos eleitos.

Fundada em 1916, a ABC conta com um quadro de aproximadamente 900 membros e guarda uma particularidade. Não recebe autocandidaturas. Nenhuma pessoa ou instituição pode candidatar-se a membro da ABC. Os candidatos a membros colaboradores e membros institucionais são de indicação exclusiva dos membros da diretoria.

A ABC abrange dez áreas de especialização: Ciências Matemáticas, Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências da Engenharia e Ciências Sociais.

Ana Flávia Nogueira
Ana Flávia Nogueira eleita na área de Ciências Químicas

Ana Flávia Nogueira

Professora titular do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, Ana Flávia Nogueira tem experiência na aplicação de nanomateriais para a conversão de energia solar. Atual diretora do Centro de Inovação em Novas Energias (Cine), atua em temas como diodos emissores de luz (LED), geração de hidrogênio verde e células solares emergentes – em especial as células solares de perovskita, mineral usado para a geração de energia elétrica a partir da luz solar.

“É com imensa gratidão e também com um sentimento de enorme responsabilidade que recebi a notícia da minha eleição para a Academia Brasileira de Ciências”, disse a professora. “Gratidão por representar o reconhecimento de muita dedicação e alguns momentos de sacrifício, tanto da minha parte quanto da minha família. Agradeço aos meus alunos e pares”, acrescentou ela.

“A ciência brasileira tem em seu caminho enormes desafios, como a transição energética, o desequilíbrio em gênero e o combate às fake news e desinformação. O que me traz confiança frente a esses desafios é a excelência da ABC e seus membros. O meu muito obrigada”, concluiu a professora que, em 2017, realizou um sabático no SLAC-Stanford (EUA) na área de aplicação de luz síncrotron na caracterização de materiais para a conversão de energia.

Anete Pereira de Souza eleita na área de Ciências Agrícolas
Anete Pereira de Souza eleita na área de Ciências Agrícolas

Anete Pereira de Souza

Engenheira agrônoma formada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq\USP), com doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Paris XI (França), Anete Pereira de Souza é uma das maiores especialistas brasileiras na área de melhoramento molecular de plantas. Trabalhou em diversos projetos de cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Agronômico de Campinas, instituições internacionais e organismos privados.

Apesar da grande experiência na área, Anete disse ter ficado surpresa com a indicação. “Fiquei muito surpresa, porque nunca pensei nisso”, disse ela. “É claro que fiquei muito feliz com a indicação e depois com a eleição, mas já sou muito feliz na minha atividade. Eu amo trabalhar com os alunos. Já orientei mais de 50 doutorandos. No mestrado, já foram mais de 30, além de fazer muita colaboração, com muita gente. Isso me faz feliz”, afirmou ela, que é professora titular do Departamento de Biologia Vegetal da Unicamp na área de Genética Vegetal.

Nos últimos 28 anos atuou no ensino, pesquisa e treinamento de estudantes de graduação e pós-graduação. Também orientou diversos graduandos, pós-graduandos e jovens pesquisadores (pós-doutores) totalizando mais de 180 pessoas treinadas no Laboratório de Análise Genética e Molecular com seu envolvimento direto.

Coordenou diferentes projetos científicos envolvendo genética e genômica de espécies vegetais de interesse agronômico e ecológico e de microrganismos (fungos, bactérias e protistas). Mantém colaboração com diferentes grupos nacionais e internacionais (de Inglaterra, França, Alemanha, Holanda, EUA, Escócia) que atuam nas principais áreas de suas pesquisas, sendo a principal a variação genética em plantas e fungos por meio do melhoramento molecular, biotecnologia, genética, genômica e bioinformática.

Leonardo Tomazeli Duarte eleito para membro afiliado da região de São Paulo
Leonardo Tomazeli Duarte eleito para membro afiliado da região de São Paulo

Leonardo Tomazeli Duarte

Engenheiro elétrico de formação, Leonardo Tomazeli Duarte é mestre pela Unicamp e doutor pelo Institut Polytechnique de Grenoble (Grenoble INP – Université Grenoble Alpes, França). Desde 2021, atua como assessor na Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp.

“Estou muito feliz e honrado com essa eleição”, disse ele, que é coordenador científico da trilha "Método" e líder das trilhas científicas do BI0S (Brazilian Institute of Data Science), um Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial que recentemente entrou em operação na Unicamp. Para o professor, essa participação no BI0S pode ter sido fundamental para sua indicação ao cargo de membro afiliado da ABC.

“Eu suponho que minha participação no BI0S tenha tido uma influência bastante forte na indicação do meu nome, porque esse trabalho em desenvolvimento na Unicamp é de grande importância”, avalia ele, que diz estar muito interessado também, nas questões da ética na Ciência de Dados – uma das linhas de pesquisa a serem abordadas pelo BI0S.

Imagem de capa
Os candidatos a membros colaboradores e membros institucionais são de indicação exclusiva dos membros da diretoria

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa