Estreia da Banda Sinfônica da Unicamp terá música de concerto, ritmos brasileiros e tema de Jurassic Park

Edição de imagem

Após quase 15 anos, a Banda Sinfônica da Unicamp está de volta. O concerto de estreia do novo projeto será no dia 6 de dezembro, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), às 19h30, com entrada franca. No repertório, o público poderá apreciar uma ampla diversidade de referências, da música de concerto ao tema principal do filme Jurassic Park, passando por ritmos regionais brasileiros, conforma explica o diretor e regente da Banda, Fernando Hehl.

“O projeto da Banda Sinfônica é alicerçado em três pilares. Temos uma vertente de música sinfônica, que pode ou não ter sido escrita especificamente para o formato de banda. Outro pilar é a música brasileira, explorando sobretudo as diversas culturas regionais do país. E a outra parte é a música popular em geral. Então, nesse concerto de estreia, vamos fazer um compilado desses três pilares”, diz Fernando Hehl, que coordena a Escola Livre de Música (ELM), em que o projeto da Banda Sinfônica é desenvolvido.

Composições como a Marcha Húngara, de Hector Berlioz, e Guarani, de Carlos Gomes, originalmente escritas para orquestra, serão apresentadas em adaptações para banda sinfônica. O repertório traz também uma composição específica para essa formação: Reflections, de Douglas Wagner.

Os ritmos regionais serão explorados na composição "Quatro Danças Brasileiras", de Hudson Nogueira, com samba, maxixe, marcha-rancho e choro. Já a vertente da música popular é representada por um arranjo do famoso tema principal da trilha sonora do filme Jurassic Park, do compositor John Williams.

O formato da banda sinfônica não tem instrumentos de corda – com algumas exceções eventuais –, e uma das suas principais características é explorar os limites do sopro e da percussão. A Banda Sinfônica da Unicamp conta com oboé, flautas, clarinetes, fagotes, saxofones, trompetes, trompas, trombones, eufônios, tubas e percussão.

Leia mais: 

Unicamp volta a ter Banda Sinfônica

Matéria originalmente publicada no site da Cocen.

Imagem de capa
Após quase 15 anos, a Banda Sinfônica da Unicamp está de volta

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

No encontro, Laudemar Aguiar e representantes da administração central discutiram as possibilidades de ampliação de mecanismos de intercâmbio de estudantes, pesquisadores e docentes.

Atualidades

Ações de proteção e preservação de espécies são tema de série de vídeos

Pesquisa avalia adesão de universidades aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

A redução deverá proporcionar uma economia mensal de cerca de R$ 60 mil na conta de energia dos dois campi da Universidade

Cultura & Sociedade

A cerimônia homenageou personalidades que contribuíram historicamente na defesa da liberdade e para o respeito e valorização do negro brasileiro

O conjunto documental “Feminismo, ciência e política – o legado de Bertha Lutz, 1881-1985” acaba de ser certificado no Registro Internacional do programa Memória do Mundo