Estreia da Banda Sinfônica da Unicamp terá música de concerto, ritmos brasileiros e tema de Jurassic Park

Após quase 15 anos, a Banda Sinfônica da Unicamp está de volta. O concerto de estreia do novo projeto será no dia 6 de dezembro, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), às 19h30, com entrada franca. No repertório, o público poderá apreciar uma ampla diversidade de referências, da música de concerto ao tema principal do filme Jurassic Park, passando por ritmos regionais brasileiros, conforma explica o diretor e regente da Banda, Fernando Hehl.

“O projeto da Banda Sinfônica é alicerçado em três pilares. Temos uma vertente de música sinfônica, que pode ou não ter sido escrita especificamente para o formato de banda. Outro pilar é a música brasileira, explorando sobretudo as diversas culturas regionais do país. E a outra parte é a música popular em geral. Então, nesse concerto de estreia, vamos fazer um compilado desses três pilares”, diz Fernando Hehl, que coordena a Escola Livre de Música (ELM), em que o projeto da Banda Sinfônica é desenvolvido.

Composições como a Marcha Húngara, de Hector Berlioz, e Guarani, de Carlos Gomes, originalmente escritas para orquestra, serão apresentadas em adaptações para banda sinfônica. O repertório traz também uma composição específica para essa formação: Reflections, de Douglas Wagner.

Os ritmos regionais serão explorados na composição "Quatro Danças Brasileiras", de Hudson Nogueira, com samba, maxixe, marcha-rancho e choro. Já a vertente da música popular é representada por um arranjo do famoso tema principal da trilha sonora do filme Jurassic Park, do compositor John Williams.

O formato da banda sinfônica não tem instrumentos de corda – com algumas exceções eventuais –, e uma das suas principais características é explorar os limites do sopro e da percussão. A Banda Sinfônica da Unicamp conta com oboé, flautas, clarinetes, fagotes, saxofones, trompetes, trompas, trombones, eufônios, tubas e percussão.

Unicamp volta a ter Banda Sinfônica

Matéria originalmente publicada no site da Cocen.

Após quase 15 anos, a Banda Sinfônica da Unicamp está de volta

Evento vai destacar a arte produzida no asfalto, nos semáforos e nas calçadas das cidades brasileiras

Houve crescimento do percentual de mulheres inscritas, que chegou a 40,6% do total de candidatos

Interessados poderão se inscrever até dia 12 de fevereiro