Consu aprova pautas que beneficiarão a comunidade universitária

Em sessão realizada nesta terça-feira, 29 de novembro, o Conselho Universitário da Unicamp (Consu) aprovou uma série de pautas que irão beneficiar a comunidade universitária como um todo. Uma das iniciativas votadas foi a instituição do “Prêmio Tese Destaque Unicamp”, que tem o objetivo de reconhecer e premiar os doutorados de destaque defendidos nos Programas de Pós-graduação da universidade, estimulando a constante busca pela excelência em pesquisa.

O prêmio, que será concedido anualmente, a partir de 2023, consistirá no pagamento em pecúnia ao primeiro e segundo colocado em cada área do conhecimento, além de diploma para os orientadores dos trabalhos. “Nós iremos seguir as áreas de conhecimento padrão da Unicamp, com cinco prêmios para os trabalhos de destaque e cinco menções honrosas para os trabalhos que ficarem em segundo lugar”, explicou a docente Rachel Meneguello em sua deliberação.

Durante a reunião, também foi aprovada a prorrogação da licença paternidade para servidores da Unicamp. Agora, os funcionários que tiverem ou adotarem filhos poderão solicitar a prorrogação do afastamento inicial de 7 dias consecutivos por mais 13 dias, totalizando 20 dias de licença. Para tanto, será necessário apresentar um requerimento junto ao setor de recursos humanos de seu órgão ou unidade após a chegada da criança, que deverá ser autorizado, atendidos os requisitos da norma.

Pró-reitora de Pós-Graduação Rachel Meneguello: prêmio será concedido anualmente a partir de 2023

Durante a deliberação, os participantes discutiram a necessidade de pensar no bem-estar e direito das crianças, no papel dos homens dentro da configuração familiar, além da importância do serviço que as universidades devem prestar à sociedade, o que inclui seguir caminhos que possam servir de exemplo para outras instâncias. “A universidade tem que ser esse veículo de sinalização, que propõe mudanças, sobretudo quando achamos que estamos tratando de direitos fundamentais dentro da sociedade”, defende o Pró-reitor de desenvolvimento universitário Fernando Sarti.

Recursos Adicionais

O Conselho Universitário também aprovou com 94% de votos favoráveis a disponibilização de recursos adicionais para o desenvolvimento de dois projetos no âmbito do Plano Plurianual de Investimentos (PPI) da Unicamp. O PPI, que teve seu primeiro pacote aprovado neste ano pelo Consu, é um instrumento contínuo que visa a utilizar parte das reservas financeiras da universidade para o financiamento de novas obras ou reformas de estruturas já existentes nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba, em projetos que podem ter duração de até cinco anos.

Dentro desse contexto, foi aprovada esta manhã uma verba de R$20 milhões para ampliar a implementação de sistemas fotovoltaicos utilizando os telhados já existentes nos diversos edifícios da Unicamp. Essa iniciativa vai elevar para R$40 milhões o valor destinado ao Projeto de Eficiência Energética da instituição, que já aportou R$5 milhões para a substituição de lâmpadas convencionais por LED e R$15 milhões para as substituições de equipamentos de ar-condicionado.

Já o segundo projeto irá destinar R$10.889.652,64 para a execução da reforma de quatro Quadras Poliesportivas da Faculdade de Educação Física (FEF), que se deterioraram devido à utilização contínua e tempo de construção. A obra, que teve início em 2012, mas passou por entraves administrativos e contingenciamento de recursos, inclui a construção de cobertura e mezanino nessas instalações, para melhor aproveitamento de alunos, funcionários e comunidade em geral.

“Prêmio Tese Destaque Unicamp” tem o objetivo de reconhecer e premiar os doutorados de destaque defendidos nos Programas de Pós-graduação da universidade

O grupo é composto por 65 intercambistas de graduação, que farão disciplinas isoladas em diferentes cursos, e 70 alunos regulares de pós-graduação

No espaço, o cliente escolhe o produto, faz o pagamento e prepara sua refeição nos equipamentos de apoio disponíveis no local;  a loja funciona 24 horas por dia, ininterruptamente

Estudos anteriores já apontavam a proteína MKK3 como um fator importante na sobrevivência e proliferação de células tumorais