Leonardo Roger assume direção da Faculdade de Tecnologia (FT) de Limeira

Autoria

O engenheiro Leonardo Lorenzo Bravo Roger assumiu, na tarde de sexta-feira (25), o cargo de diretor da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp para o período de 2023 a 2027. Ele substituiu Renato Falcão Dantas, que estava à frente da instituição desde 2019. A professora Carmen Lucia Santos Giordano Penteado, por sua vez, assumiu o cargo de diretora associada da unidade.

O novo diretor é graduado e mestre em Engenharia em Telecomunicações pela Universidad de Oriente, de Cuba, e é doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Obteve o título de Livre Docência na Universidade em novembro de 2018 e hoje é professor associado da FT, faculdade cuja sede fica em Limeira. Roger atua preferencialmente nas áreas de Sensoriamento por Radiofrequência, Radio Frequency Machine Learning Systems (RFMLS), Antenas, Tecnologias de Radio Frequência e Micro-Ondas. O professor tem 53 artigos científicos publicados, 26 deles em jornais especializados.

Nascido em Cuba, Leonardo Roger fez um discurso emocionado ao tomar posse. Lembrou ter nascido numa pequena comunidade rural, longe das capitais, e citou como referência o músico, compositor, poeta e cantor cubano Silvio Rodríguez. Agradeceu ao Brasil por, segundo ele, ter aberto as portas para a complementação de sua formação. “O gigante latino-americano me abriu os braços e seu lindo e generoso povo financiou os meus estudos de doutorado em uma das mais prestigiosas universidades da América Latina: a Unicamp. Apaixonei-me por este país e me apaixonei neste país”, confessou ele, referindo-se à esposa, Lígia. “Dizem que as paixões passam, mas, para mim, foi diferente. Essas paixões só cresceram desde então”, revelou.

O novo diretor disse ainda que vai trabalhar para ampliar a integração da FT com a cidade de Limeira e com a sociedade. Além disso, diz que pretende fortalecer as iniciativas de cooperação com o setor privado.

A FT oferece cursos em quatro áreas: Ambiental, Telecomunicações, Informática e Construção Civil. Originalmente os cursos da faculdade eram todos técnicos (na instituição, ainda são oferecidos cursos do tipo: os de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Construção de Edifícios e Tecnologia em Saneamento Ambiental). Em 2013, porém, foram criados os cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Ambiental e Engenharia de Transportes. Há integração entre os cursos, sendo que para alguns deles é permitido o reingresso após o término da graduação. Dada a diversidade de áreas, a pesquisa desenvolvida nos cursos contempla também a interdisciplinaridade.

##
Leonardo Roger disse que vai trabalhar para ampliar a integração da FT com a cidade de Limeira e com a sociedade

O professor Renato Falcão Dantas agradeceu à comunidade pelos quatro anos de trabalho. E garante ter feito o melhor que conseguiu. “Gostaria de ter feito mais e errado menos, mas saio com a sensação de missão cumprida”, disse ele. “Plantei aqui a semente da democracia. Realizei eleições para todos os cargos sem que essa exigência estivesse nos estatutos. Além disso, descentralizei a área administrativa. Saio plenamente otimista em relação ao futuro da FT”, afirmou.

O agora ex-diretor encerrou o discurso dizendo que o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, “atendeu a todas as reivindicações históricas da Faculdade”. O reitor disse que sempre foi um compromisso da sua gestão fazer com que houvesse avanços na Unicamp de maneira uniforme – e em todos os campi. “Isso foi um compromisso de gestão. Temos de olhar a Unicamp como um todo, de progredir juntos e de garantir que os recursos sejam distribuídos para todos”, acrescentou o reitor. Meirelles também saiu em defesa de políticas internas de valorização dos servidores e dos professores.

O reitor chamou a atenção para a necessidade de a Universidade estreitar os laços com a sociedade. “A gente quer a pesquisa olhando para a sociedade, buscando resolver as demandas diretas da população”, disse ele. Meirelles lembrou ainda que o país passou por um forte processo de desindustrialização e que a Faculdade de Tecnologia terá papel fundamental no trabalho de reindustrialização do Brasil.

A coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, lembrou o entusiasmo dos diretores e disse que isso só ocorre com pessoas que gostam do que fazem. “E eu sei que vocês ainda trarão muitos bons frutos para Unicamp”, afirmou ela.

A solenidade contou ainda com a presença do prefeito de Limeira, Mario Botion, e da vice-prefeita da cidade, Erika Tank. Para o prefeito, a instalação da FT em Limeira é um sinal de prestígio. “A FT e FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas) mostram que a Unicamp olha Limeira com a dimensão que o município tem”, disse. “Precisamos e queremos estreitar ainda mais as nossas relações com a Universidade”, resumiu o prefeito.

Posse da nova diretoria da Faculdade de Tecnologia

Imagem de capa

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola