Aluna de Artes Visuais é premiada no Congresso Nacional de Iniciação Científica

Aluna de Artes Visuais da Unicamp, Rafaela Repasch foi premiada no 22º Congresso Nacional de Iniciação Científica. Ela recebeu o reconhecimento na categoria “trabalho em andamento”, na área de Ciências Humanas e Sociais, com a pesquisa “Arte-Realidade Virtual-Neurociência: aplicações e contribuições das apps/artes imersivas em dispositivos HMDs de realidade virtual para a homeostase de indivíduos inseridos no contexto hospitalar”. O trabalho visa ao bem-estar de pessoas em situação de estresse.

“Fiquei muito contente com o prêmio e motivada a continuar no caminho da pesquisa acadêmica que busca, principalmente, o bem-estar e a saúde dos indivíduos”, diz Repasch.

A pesquisa foi orientada pela professora Rachel Zuanon e tem como objetivo “levantar e analisar apps e obras de arte imersivas que fazem uso de dispositivos de realidade virtual (HMD) que corroborem com a qualidade de vida e o bem-estar de indivíduos envoltos por estresse psicológico, físico e intelectual”, segundo a estudante.

##
Rafaela Repasch recebeu o reconhecimento na categoria “trabalho em andamento”, na área de Ciências Humanas e Sociais; trabalho visa ao bem-estar de pessoas em situação de estresse

Além disso, a pesquisa visa “estruturar as correlações explicitadas pelo processo de criação das apps e obras que se mostram importantes na relação de afeto e saúde psicológica e física no contexto de tratamentos não-farmacológicos da saúde mental dos profissionais da área da saúde”.

O 22º Congresso Nacional de Iniciação Científica ocorreu entre os dias 8 e 11 de novembro. Foram apresentados 145 trabalhos no evento. Prestes a concluir a graduação, Repasch frisa a importância da iniciação científica nessa fase da formação acadêmica. “A iniciação científica foi um meio de me inserir na pesquisa universitária. Por isso, agradeço à minha orientadora, Rachel Zuanon, que expôs a interdisciplinaridade entre os campos de conhecimento da Arte, da Realidade Virtual e da Neurociência.”

Imagem do trabalho “Arte-Realidade Virtual-Neurociência: aplicações e contribuições das apps/artes imersivas em dispositivos HMDs de realidade virtual para a homeostase de indivíduos inseridos no contexto hospitalar”

Publicação é uma parceria inédita entre editoras da PUC Campinas e Unicamp; lançamento ocorre em 30 de novembro

As aquisições ampliam a capacidade de oferta de conteúdos de qualidade para a comunidade

Comitiva liderada pelo reitor Antonio Meirelles esteve no Reino Unido para reforçar a imagem da Universidade e aprofundar as parcerias já existentes