Ranking THE inclui Unicamp entre as universidades com melhor reputação no mundo

Fotos

A Unicamp está entre as universidades de maior prestígio internacional do mundo, aponta o ranking elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE) divulgado nesta quarta-feira (16). A universidade está entre as posições 151-175 do levantamento que inclui 211 instituições de todo o mundo. Além da Unicamp, a Universidade de São Paulo também aparece na lista, entre as posições 81-90. As duas são as únicas instituições brasileiras incluídas no ranking. Entre as latino-americanas, a Universidade Nacional Autônoma do México está entre as posições 176-200.

Esta é a terceira vez que a Unicamp é classificada pelo ranking de impacto acadêmico. Na primeira vez, em 2020, a universidade ficou entre as posições 176-200. A posição deste ano, entre 151-175, repete o desempenho registrado pela instituição em 2021.

O ranking é elaborado com base em questionários aplicados a pesquisadores de diferentes países, nos quais eles devem apontar instituições que são referências em suas respectivas áreas. A colocação das universidades no levantamento corresponde ao quanto elas são mencionadas nas respostas dos acadêmicos. Na edição de 2022, a pesquisa foi aplicada a 29.606 pesquisadores de 159 países.

A instituição de maior reputação é a Universidade Harvard, seguida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pela Universidade Stanford, todas nos Estados Unidos, país com o maior número de universidades no ranking, um total de 56. Segundo a Times Higher Education, o aumento de universidades asiáticas na pesquisa deste ano é um indicativo do crescimento de países como a China, com 17 instituições representadas, no cenário global de pesquisas acadêmicas.

Os resultados também foram utilizados para a elaboração do ranking mundial THE, divulgado em outubro, no qual a Unicamp aparece entre as 401-500 melhores universidades do mundo.

Acesse ao ranking completo.