Estudantes de Letras apresentam resenhas, podcasts e vídeos em encontro no IEL

Estudantes do primeiro ano do curso noturno e vespertino de Letras da Unicamp criaram resenhas, podcasts e vídeos a partir de dissertações e teses, como forma de desenvolver a escrita no campo acadêmico-científico e habilidades para divulgar esses estudos para um público mais amplo. Os 32 trabalhos foram produzidos na disciplina HL337 - Laboratório de Produção Textual II, criada em 2019, e serão apresentados pela primeira vez em encontro a ser realizado nesta sexta-feira (18) e no próximo dia 25 de novembro.

Os trabalhos foram produzidos, em sua maioria, com base em pesquisas realizadas no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp e/ou com base em pesquisas ligadas à área de humanas. Esta é a terceira turma que participa da disciplina.

A professora do IEL e responsável pela disciplina Anna Christina Bentes; no destaque os pós-doutorandos Kennedy Cabral Nobre e Maria Beatriz Gameiro Cordeiro: amplo acervo de divulgação científica

A ideia de realizar o I Encontro da Disciplina "Laboratório de Produção Textual – LaBTxT” surgiu porque as duas primeiras turmas – de 2020 e 2021 – produziram um amplo acervo de divulgação científica.

A professora do Departamento de Linguística do IEL e responsável pela disciplina, Anna Christina Bentes, explica que, com a resenha, os estudantes têm a possibilidade de desenvolver competências e habilidades para leitura e produção de textos acadêmicos. Na sequência, ao produzir os podcasts e vídeos, com base em entrevistas jornalísticas, eles aprendem a divulgar esses estudos para um público mais amplo, que pode ser interno ou externo à instituição universitária.

“Como são estudantes do primeiro ano, essa é a primeira vez que eles têm contato com um trabalho acadêmico mais longo, de mais de cem páginas, aproximadamente. Ao ler essas pesquisas, permitimos que eles desenvolvam a reflexão e exercitem essas habilidades. Assim, passam a entender a diferença da linguagem acadêmica e da comunicação para um público mais amplo, sem perder o conteúdo da pesquisa”, afirma.

Ao longo da disciplina, duplas de alunos respondem formulários que os auxiliam na percepção de suas dificuldades e de seu aprendizado relativo à escrita acadêmica e fazem sua inscrição na Plataforma Lattes.

Projeto de extensão a partir de 2023

Para 2023, a disciplina Laboratório de Produção Textual II fará parte da proposta de curricularização da extensão da Universidade, com carga horária obrigatória para atividades de orientação de extensão. Com isso, será possível compartilhar esse conteúdo com a comunidade externa, como escolas públicas e privadas.

“Avaliamos que levar essa proposta permitirá que estudantes de escolas tenham contato com a pesquisa acadêmica e possam entender a comunicação científica”, disse a professora.

Como forma de criar pontes com o ensino básico, já pensando na extensão, o Encontro também contará com a presença de professores de escolas públicas e privadas de Campinas e de professores do Instituto Federal de São Paulo – campus Sertãozinho.

Para a docente, esse encontro produz uma articulação importante entre ensino, pesquisa e extensão, esta última compreendida no âmbito das atividades de divulgação científica, uma vez que a orientação dos estudantes também ficou a cargo de dois pós-doutorandos,  Kennedy Cabral Nobre e Maria Beatriz Gameiro Cordeiro, sob a supervisão de Anna Bentes.

Serviço:

I Encontro da Disciplina "Laboratório de Produção Textual – LaBTxT”

Dias: 18 e 25 de novembro

Horários: das 14h às 18h e das 19h às 22h30

Local: Sala CL08, do IEL.