Roberta Matheus Rodrigues toma posse como nova diretora da Fenf

##

Tomou posse, nesta quinta-feira (10), a nova diretoria da Faculdade de Enfermagem (Fenf) da Unicamp para o quadriênio 2022-2026. A gestão tem como diretora a professora Roberta Cunha Matheus Rodrigues e como diretora associada a professora Edineis de Brito Guirardello. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, presidida pelo reitor, Antonio José de Almeida Meirelles, e participação das professoras Maria Helena Baena Lopes e Erika Christiane Duran, respectivamente diretora e diretora associada da gestão 2018-2022. Acompanharam o evento representantes de entidades de classe da enfermagem, de instituições de ensino superior, do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e de hospitais e serviços de saúde da região de Campinas.

Roberta Rodrigues é professora titular e vice-presidente do Conselho Integrado (Consi) da Fenf. Egressa da sétima turma de bacharelado em Enfermagem da Unicamp, possui mestrado e doutorado na área pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unicamp nos períodos de 2005-2007, 2013-2015 e 2018-2020. Desde 1995, coordena o Ambulatório de Controle de Fatores de Risco para Coronariopatia (Amfacor) do Hospital de Clínicas (HC). É assessora científica da Fapesp, Capes e CNPq.

A Fenf é uma das mais novas unidades de ensino e pesquisa da Unicamp, criada em 2012. Anteriormente, o curso integrava a estrutura da FCM. Em sua carreira, Roberta participou de forma ativa da consolidação da Enfermagem entre as áreas de ensino da Universidade. Foi membro da comissão de elaboração do projeto de expansão para o nível Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e da comissão de elaboração do projeto que criou a Fenf em 2011. Hoje, a unidade conta com 42 docentes e 17 servidores técnico-administrativos. Entre estudantes de graduação e pós-graduação, há 316 membros do corpo discente. Em sua trajetória, a unidade acumula 1.210 egressos de graduação e 492 mestres e doutores formados.

A nova diretora da Fenf, Roberta Matheus: contribuição da Faculdade na ampliação do contingente de recursos humanos qualificados em enfermagem e saúde no país

"A implantação da faculdade possibilitou, dentre outros, o avanço quantitativo e qualitativo de nosso corpo docente e de nossos recursos humanos de carreira Paepe, essenciais para a manutenção das atividades", lembrou Roberta. A nova diretora ressaltou a importância da Faculdade para o aumento no número de profissionais de enfermagem no país, necessidade evidenciada com a pandemia da Covid-19. Ela ainda elencou missões para a nova gestão, entre elas o planejamento do ensino de Enfermagem para o atendimento da saúde pública do país, o fortalecimento dos projetos de extensão da unidade e a ampliação da estrutura da Fenf.

"Desde sua criação, a Faculdade de Enfermagem tem contribuído para ampliar o contingente de enfermeiros e de recursos humanos qualificados em enfermagem e saúde para atender as demandas do país, que ainda carece de doutores em enfermagem", pontuou.

Em sua despedida, a agora ex-diretora Maria Helena Lopes agradeceu a colaboração e o apoio dos profissionais da unidade e destacou que é necessário manter a esperança e o amor pelo trabalho desenvolvido para dar continuidade à construção da Faculdade. "As conquistas foram inúmeras, assim como as barreiras e os desafios. Mas o crescimento foi o maior de toda nossa história", celebrou.

Comunidade da Fenf e da FCM participaram da cerimônia de posse de Roberta Matheus

O reitor da Unicamp destacou a importância dos profissionais de enfermagem nos serviços de saúde e o quanto sua atuação foi essencial durante a pandemia de Covid-19. Segundo Meirelles, a vocação dos cursos da saúde de estar em contato com a sociedade deve ser estendida às diferentes áreas do conhecimento. "Não há dúvidas de que, se hoje temos a oportunidade de estabelecer laços muito mais fortes com a comunidade, em grande parte isso se deve à dedicação intensa de vocês na assistência à população durante um período dramático na história do país."

Cerimônia de posse da nova diretoria da Fenf, uma das mais novas unidades de ensino e pesquisa da Unicamp, criada em 2012

O objetivo da reunião foi apresentar a experiência da Unicamp na aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre

Modalidade oferecida pela Unicamp para financiamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão completa 20 anos

Evento começou esta semana no Instituto de Computação e conta com aulas teóricas, simulados e palestras com patrocinadores