Morre aos 82 anos o professor aposentado da FOP Fausto Bérzin

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp decretou luto oficial de três dias pela morte, nesta terça-feira (18), do professor aposentado da área de Anatomia, departamento de Biociências, Fausto Bérzin. Seu corpo será velado na quarta-feira (19), das 8 às 14 horas, no Memorial Metropolitano de Piracicaba, localizado na rua Cajobi, 326. O sepultamento será no Cemitério Municipal de Nova Odessa, às 16h30.

Natural de Rio Claro, crítico, culto e profundo conhecedor de obras de arte, o professor sempre esteve à frente do seu tempo. Foi o primeiro o prefeito (coordenador) do campus e responsável pela arquitetura arrojada e construção do atual prédio da FOP. Fausto foi pioneiro na elaboração de vídeos didáticos – há 40 anos – e responsável pelo reflorestamento da Rua do Porto – ponto turístico de Piracicaba – e pelo Bosque da FOP.

Professor Fausto Bérzin aposentou-se na FOP em 2010

Carismático com os alunos, característica que lhe rendeu diversas homenagens, formou diversos professores, que hoje atuam nas mais importantes universidades do país. Diferenciado, deu importante contribuição para a área de eletromiografia, técnica que analisa a atividade muscular. Em 2020, comemorou a expressiva marca de 100 teses sob sua orientação, conforme informou o professor Sérgio Roberto Perez Line, seu ex-aluno e que atuou por muitos anos ao seu lado.

Bérzin graduou-se em Odontologia pela FOP-Unicamp (1966), realizou Especialização em Anatomia pela Universidade de São Paulo (1970) e obteve o título de Doutor em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (1974). Docente da área de Anatomia desde 1968, aposentou-se em 2010 como professor titular, atuando desde então como professor colaborador, com atividades de pesquisa e orientação em eletromiografia e neurociências, no Programa de Pós-Graduação em Biologia Buco-Dental.