Pesquisa sobre barragens será o próximo tema do 'Ciência na Praça'

No próximo sábado, dia 22 de outubro, a partir das 10 horas, o Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens (CRIAB) da Unicamp irá realizar o evento “Ciência na Praça”, com o objetivo de levar à sociedade o conhecimento produzido pela Universidade. O encontro será realizado na Praça do Coco, em Barão Geraldo, e irá expor para o público os projetos realizados atualmente pelos alunos de graduação, mestrado e doutorado, docentes e funcionários que participam da iniciativa.

O CRIAB, liderado pelo docente Jefferson Picanço, do Instituto de Geociências na Unicamp, é um grupo que visa desenvolver estudos e ações com vistas a minimizar os impactos gerados pelas barragens de rejeitos de mineração e evitar que novas tragédias ocorram. Ele foi formado em 2019, logo após o rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão, no município mineiro de Brumadinho, e conta com profissionais e alunos de áreas tão diversas quanto geologia, matemática, jornalismo, biologia, engenharia, linguística e sociologia.

O professor José Mario Martinez:
O professor José Mario Martinez, líder do grupo temático: evento terá pôsteres e apresentação, em formato de cordel, do livro do CRIAB

“Nós estamos empolgados com o fato de levar a ciência para o público. De fazer com que a população fique sabendo o que fazemos e o que ainda vai ser feito pela Universidade, além de ouvir o que ela tem para sugerir para a gente”, comenta o professor José Mario Martinez, que lidera o grupo temático (GT) do CRIAB “Engenharia e Matemática”, cujo objetivo é aplicar conhecimentos matemáticos à problemática das barragens, visando desenvolver modelos de previsão de novas tragédias.

O evento terá início com a instalação dos pôsteres produzidos pelos alunos. Ele vai contar ainda com a apresentação, em formato de cordel, do livro que o CRIAB produziu sobre os resultados dos três primeiros anos de atividades do Grupo, que conta ainda com os GT “Meio Físico e Biótico”, voltado a estudar os impactos do rompimento de Brumadinho no meio ambiente, e “Educação e Sociedade”, que desenvolve iniciativas de divulgação científica e criação de memória sobre o ocorrido.

Além disso, o evento também contará com uma brincadeira metafórica, voltada ao público infantil, com o objetivo de falar com as crianças sobre as consequências das suas ações para o planeta. “É uma brincadeira que o pessoal do Instituto de Matemática e Computação Científica fez durante o evento Universidade de Portas Abertas e visa mostrar para as crianças que reconstruir uma coisa que foi quebrada é algo muito mais complexo do que destruir”, adianta o professor Martínez.

Informações:

Data: 22/10/2022

Onde: Praça do Coco

Endereço: Rua José Martins, 738 – Barão Geraldo, Campinas.

Na primeira edição do evento, estudantes da Unicamp abordam população no Largo do Rosário para apresentação de conteúdo de pesquisas desenvolvidas na Unicamp

Comunidade Interna