Unicamp sediará o 8º Simpósio Internacional de Mecânica de Sólidos

O Centro de Convenções da Unicamp recebe, entre os dias 17 e 19 de outubro, a oitava edição do Simpósio Internacional de Mecânica de Sólidos (International Symposium on Solid Mechanics) – Mecsol 2022. Mais importante evento científico do setor no país, o simpósio bianual é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e conta com palestras, conferências e discussões sobre as principais inovações e os principais desafios colocados aos acadêmicos e profissionais da mecânica de sólidos. O simpósio tem o apoio da Fapesp, Capes, CNPq e da empresa Altair.

“Estamos muito felizes de trazer o Mecsol 2022 para a Unicamp. Mecânica dos Sólidos é uma das grandes áreas da engenharia e das ciências mecânicas. O Mecsol é o congresso mais tradicional da área e, há mais de 15 anos, reúne cientistas e profissionais da indústria do Brasil e do exterior trabalhando em ciência, aplicações, tecnologia e inovação em diversas áreas”, avaliam Josué Labaki e Marco Lúcio Bittencourt, professores da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e organizadores do evento.

Os docentes ressaltam que a realização do simpósio é uma grande oportunidade de aproximar pesquisadores e profissionais da área. “O Mecsol tem tido um papel fundamental na consolidação e no fortalecimento de colaborações entre as grandes instituições de pesquisa e indústria do Estado de São Paulo e também com parceiros no exterior.”

Entre os principais temas em discussão, estão: análise de fadiga e de falhas; compósitos e estruturas; elasticidade, plasticidade, mecânica de danos e de fraturas; viscoelasticidade; engenharia de impacto; métodos de confiabilidade estrutural e otimização de projetos baseada em confiabilidade; otimização de materiais; fluidos e estruturas; métodos numéricos; análises não-lineares; computação de alta performance aplicada à mecânica de sólidos; e aplicações baseadas em inteligência artificial e em redes neurais.

Confira programação completa do Mecsol 2022

Logo do Mecsol 2022; simpósio é uma oportunidade de aproximar pesquisadores e profissionais da área

Comunidade Interna