10ª Caminhada de Prevenção à Obesidade reúne centenas de pessoas na Lagoa do Taquaral

Edição de imagem
Evento aconteceu na Lagoa do Taquaral no último domingo (9)
Evento aconteceu na Lagoa do Taquaral no último domingo (9) 

O Grupo Multidisciplinar do ambulatório de cirurgia bariátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp promoveu no último domingo (9), na Lagoa do Taquaral, a 10ª Caminhada de Prevenção à Obesidade. Participaram da caminhada pessoas interessadas em saber mais sobre a cirurgia, médicos, residentes, alunos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e professores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e do HC da Unicamp, além de autoridades de Campinas e da Unicamp.

Durante o evento, a população presente na Caminhada teve acesso gratuito a diversos serviços de saúde, como cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), teste de glicemia para verificação de diabetes, medida de pressão arterial, teste rápido de covid-19, pesquisa sobre situação vacinal, teste de acuidade visual e realização de inscrição para o programa de cirurgia bariátrica do HC da Unicamp.

De acordo com Elinton Adami Chaim, gastrocirurgião responsável pelo ambulatório de Cirurgia Bariátrica do HC da Unicamp, obesidade mórbida é uma doença metabólica e crônica responsável por acarretar doenças como hipertensão e diabetes e a perda de peso é o primeiro passo para uma pessoa passar pela cirurgia.

"Vamos começar a chamar as pessoas que se inscreveram hoje, durante essa caminhada, para passar com a equipe multidisciplinar, nutricionista, psicóloga, enfermagem e educador físico do hospital", disse o gastrocirurgião.

Durante o evento, a população presente na Caminhada teve acesso gratuito a diversos serviços de saúde, como cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), teste de glicemia para verificação de diabetes, medida de pressão arterial, teste rápido de covid-19, pesquisa sobre situação vacinal, teste de acuidade visual e realização de inscrição para o programa de cirurgia bariátrica do HC da Unicamp
Durante o evento, a população teve acesso gratuito a diversos serviços de saúde, como cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), teste de glicemia, medida de pressão arterial, teste rápido de covid-19, pesquisa sobre situação vacinal, teste de acuidade visual e inscrição para o programa de cirurgia bariátrica do HC da Unicamp

Testagem Força-Tarefa Unicamp 

Durante a programação da Caminhada, a Frente de Ações Sociais da Força Tarefa Unicamp contra a covid-19, em parceria com alunos do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Campinas (FAC), promoveu ação de testagem e pesquisa de situação vacinal. Foram  realizados 205 testes rápidos de antígeno para identificação do vírus SARS-CoV-2, sendo que não foi identificado nenhum caso positivo. Todas as pessoas testadas com teste de antígeno receberam o laudo com resultado.

Sobre a pesquisa de situação vacinal, a equipe de voluntários abordou adolescentes, jovens e adultos. Os resultados apontaram a seguinte situação: 

Na faixa etária acima de 18 anos: O esquema vacinal para essa faixa compreenderia a administração de quatro doses. Pelos resultados, 79 pessoas apontaram ter tomado as 4 doses, 81 tomaram 3 doses, portanto, com uma dose em atraso, 31 tomaram 2 doses, portanto com duas doses em atraso, 1 pessoa tomou apenas 1 dose, portanto com 3 doses em atraso, e uma pessoa não tomou nenhuma dose.

Na faixa etária de 12 a 17 anos: O esquema vacinal para essa faixa compreenderia a administração de três doses. Pelos resultados, 1 pessoa apontou ter tomado 3 doses, 4 apontaram ter tomado 2 doses, portanto com 1 dose em atraso, e 2 pessoas apontaram ter tomado 1 dose, portanto com 2 doses em atraso.

Na faixa etária de 3 a 11 anos: O esquema vacinal completo para essa faixa compreenderia a administração de duas doses. Pelos resultados os 5 participantes dessa faixa apontaram ter tomado as duas doses.

Todas as pessoas que não estavam com as vacinas em dia foram orientadas a regularizar sua situação.

“É fundamental adotar estratégias para aumentar a adesão ao esquema vacinal completo, uma vez que os estudos sobre a efetividade da vacinação têm demonstrado que a proteção contra infecção, hospitalização e morte é significativamente maior no grupo com esquema vacinal completo quando comparado com o grupo com apenas uma dose da vacina.”, avalia Adilton Dorival Leite, assessor da Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS) e voluntário da Força-Tarefa.  

Desde abril de 2020, a Frente de Ações Sociais da Força-Tarefa Unicamp contra a covid-19 atua no sentido de estabelecer parcerias com o poder público, organizações e movimentos sociais para ampliar a identificação do SARS-CoV-2. Em 2022 foi incorporado o uso do teste rápido de antígeno e a pesquisa de situação vacinal anticovid. 

Para Adilton Leite, não é possível desenvolver uma ação social de testagem sem parcerias. "A Frente de Ações Sociais agradece aos professores e alunos do curso de graduação em Enfermagem da FAC - Taquaral pela participação nesta ação.", destaca. 

Equipe de voluntários que atuaram na testagem e pesquisa de situação vacinal
Equipe de voluntários que atuaram na testagem e pesquisa de situação vacinal 

Cerimônia de abertura

Antes da caminhada houve uma cerimônia oficial de abertura, conduzida por Chaim. Participaram da cerimônia a superintendente do HC da Unicamp, Elaine de Ataíde, o diretor executivo da DEAS, Oswaldo da Rocha Grassiotto, a coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e o prefeito de Campinas, Dário Saadi. Todos foram homenageados e receberam uma placa em agradecimento pelo apoio à 10ª Caminhada de Prevenção à Obesidade.

“A cada ano, a Caminhada vem crescendo e aumentando a conscientização da população sobre os malefícios do sedentarismo e da obesidade”, disse a superintendente do HC da Unicamp, Elaine de Ataíde. O diretor executivo da DEAS, Oswaldo Grassiotto, destacou a estrutura da Unicamp como algo fundamental para a realização do evento e para o atendimento a 7 milhões de pacientes.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e a coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, parabenizaram os responsáveis pela organização do evento. Maria Luiza disse que acompanha o evento desde sua primeira edição já que ela e Chaim fazem parte da mesma turma de medicina da Unicamp. “A melhor delas, a 9ª Turma, da qual tenho muito orgulho”, disse, de forma descontraída, a coordenadora-geral da Unicamp.

Já Meirelles enfatizou que a 10ª Caminhada de Prevenção à Obesidade “vai ao encontro do desejo da Unicamp em se aproximar da população de Campinas e cidades da região”. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, ressaltou que “a Caminhada é uma ação fantástica que coroa uma iniciativa importante de prevenção à obesidade e que traz de volta à cidade um grande evento após meses de pandemia”.

O gastrocirurgião Elinton Chaim:
O gastrocirurgião Elinton Chaim responsábel pelo ambulatório de cirurgia bariátrica do HC da Unicamp:  desde 1998 já realizou mais de 1.800 cirurgias

Ambulatório de Cirurgia Bariátrica

O Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do HC da Unicamp iniciou as atividades em 1998 e já realizou mais de 1.800 cirurgias bariátricas. Desse total, mais de 80% são mulheres com idades entre 20 e 40 anos. Aproximadamente 50% dos obesos cadastrados pelo HC são diabéticos, quase 90% têm hipertensão e em média os pacientes não ultrapassam os 40 anos de vida. A fila de espera para o procedimento no HC é formada atualmente por cerca de 3,5 mil pessoas.

A 10ª Caminhada de Prevenção à Obesidade teve o apoio da Reitoria da Unicamp, DEAS, Superintendência do Hospital de Clínicas, Faculdade de Ciências Médicas, Cecom, Funcamp, Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Esportes, Parque Portugal, GGBS, Faculdade de Educação Física da Unicamp, Anhanguera Educacional, Marcos, paciente da cirurgia bariátrica que doou as flores, Imparpec, Nutrata, Ceasa Campinas e Unimed Campinas.

Matéria originalmente publicada no site do HC da Unicamp.

Veja mais fotos da Caminhada de Prevenção à Obesidade: 

A Caminhada traz de volta à cidade o tradicional evento após meses de pandemia
A Caminhada traz de volta à cidade o tradicional evento após meses de pandemia
A Caminhada traz de volta à cidade o tradicional evento após meses de pandemia
A Caminhada traz de volta à cidade o tradicional evento após meses de pandemia

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa