Cotuca inicia novo curso em 2023

O processo seletivo 2023 do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) da Unicamp traz uma novidade: o curso Técnico em Manufatura Avançada e Indústria 4.0, voltado para quem já concluiu ou está cursando o Ensino Médio. Com duração de dois anos, o curso será oferecido pelos departamentos de Mecânica e Processamento de Dados do Cotuca e está com inscrições abertas até dia 16 de outubro. Inicialmente, foram reservadas 40 vagas.

Acesse o calendário do Vestibulinho Cotuca 2023

Segundo o professor do Cotuca Francisco Rodrigues, o currículo foi inspirado na inovação tecnológica nas áreas de Controle de Processos Industriais e Tecnologias de Informação e Comunicação para soluções integradas para a implantação da chamada Indústria 4.0. Este aspecto incluiria temas de tendências emergentes como computação em nuvem, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), conectividade e novos modelos de negócios.

“O objetivo é preparar os futuros profissionais para atuarem no mercado cada vez mais exigente e suprir uma demanda por profissionais com conhecimento para desenvolvimento de soluções de manufatura avançada, uma vez que o mundo está cada vez mais conectado e, por isso, os profissionais devem saber integrar as diversas tecnologias e aplicá-las nos processos de automação industrial”, explica.

Desde 2019, o Cotuca estuda a nova demanda para traçar o perfil do profissional necessário, inclusive com pesquisa de mercado. Por isso, durante o curso, o aluno aprenderá as tecnologias mais atuais de desenvolvimento de sistemas de automação de processos, integrando programação de aplicações para controle dos sistemas de manufatura e seus equipamentos.

As aulas aliam teoria e prática e aplicam a pedagogia de projetos. No decorrer do curso, os alunos serão estimulados a desenvolver vários projetos de automação de processos, integrando software e hardware. Também serão incentivados a participarem de feiras, exposições e mostras técnicas para que haja um contato real com a tecnologia moderna. Outro aspecto é a parceria com empresas da área de Tecnologia e de Automação da região de Campinas, que auxiliam na formação por meio da oferta de estágios e empregos, bem como realização de palestras e visitas técnicas, dentre outras atividades.

Currículo do novo curso está sendo estudado desde 2019 e foi inspirado na inovação tecnológica para soluções integradas para a implantação da chamada Indústria 4.0

Indústria 4.0

Indústria 4.0 é o nome pelo qual se tem chamado o resultado do processo evolutivo da Indústria, que usa, de forma integrada, diferentes tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial (IA), robótica, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem, que permitem maior controle, maior qualidade, maior flexibilidade e melhor automação dos processos produtivos, gerando aumento da produtividade e redução de custos, ou seja, maior competitividade e melhor atendimento às necessidades da área de manufatura, bem como o aumento do grau de qualidade, controle e produtividade da produção.

Modalidades

O Cotuca da Unicamp oferece cursos técnicos e de Especialização Técnica de Nível Médio. Os seus 20 cursos são distribuídos entre as modalidades A, B (concomitância externa). Os cursos de Especialização Técnica de Nível Médio são os de modalidade C. Cada uma dessas modalidades de cursos destina-se a candidatos com um perfil educacional específico.

A modalidade A - integrada consiste nos cursos que são realizados integrados ao ensino médio. Não há conclusão parcial, ou seja, não há emissão de certificado de conclusão de ensino médio para alunos que foram aprovados apenas em disciplinas do Currículo Nacional do Ensino Médio. Na modalidade B, os cursos não são integrados ao ensino médio e são destinados a alunos que já cursaram ou estão cursando o ensino médio, assim como os cursos da modalidade C, que consistem em Especialização Técnica de nível médio.

Acesse para saber mais detalhes sobre os cursos.

O curso Técnico em Manufatura Avançada e Indústria 4.0, voltado para quem já concluiu ou está cursando o Ensino Médio, terá duração de dois anos e oferece 40 vagas

Comunidade Interna