Carol Collins morre aos 91 anos de idade

Faleceu no domingo (18), aos 91 anos de idade, em sua residência em Campinas, a professora aposentada Carol Hollingworth Collins. Até 2019, a docente manteve-se ativa como professora colaboradora no Instituto de Química (IQ), unidade que ajudou a estruturar a partir do momento em que chegou à Unicamp, em 1974. O corpo da docente foi cremado nesta segunda-feira (19) com acesso restrito aos familiares.

Carol Collins era uma das poucas mulheres a constar da lista de membros titulares da Academia Brasileira de Ciências. Em 2012, recebeu o título de professora emérita da Unicamp. Também recebeu o mesmo título do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi pioneira em sua área de atuação em química analítica e ajudou a implantar e consolidar linhas de pesquisas na área de cromatografia, formando uma das principais escolas brasileiras no tema que lhe permitiu publicar dois livros muito difundidos no país: "Introdução a Métodos Cromatográficos" (1987) e "Fundamentos de Cromatografia" (2006).

A docente formou-se em Química pela Bates College (1952) e obteve seu doutorado em Físico-Química Orgânica pela Iowa State University of Science and Technology (1958). Realizou pós-doutoramento na Universidade do Wisconsin e trabalhou na Brookhaven National Laboratory, no Western New York Nuclear Research Center, em Louvain, Bélgica, e no sudoeste da Ásia.

A professora Carol Collins ao receber o título de professora emérita da Unicamp, em 2012

Reconhecimento e premiações

As contribuições científicas e tecnológicas da professora Carol Collins foram reconhecidas por meio de diversas premiações, destacando-se o “Marie Curie Award”, da American Association of University Women e a “Medalha Simão Mathias”, da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Recebeu também homenagens durante as comemorações dos 30 anos da SBQ e foi homenageada pelo Journal of the Brazilian Chemical Society. Pela sua destacada atuação, liderança na criação e consolidação da Divisão de Química Analítica da SBQ, tem seu nome reconhecido na Medalha Carol Collins, entregue a cada Encontro Nacional de Química Analítica, desde a edição de 2018.

Legado inestimável

De nacionalidade norte-americana, Carol Collins desenvolveu a maior parte de sua carreira acadêmica na Unicamp e na sua área de pesquisa em Química Analítica deixou um “legado inestimável”, na opinião da professora do IQ Carla Beatriz Grespan Bottoli. Para a docente, a professora Carol sempre foi uma inspiração para muitos pesquisadores. “Mesmo sendo uma sumidade na área, a professora sempre mantinha uma atitude humilde. Gostava demais de passar conhecimento e tinha uma vitalidade como poucos”, atestou Bottoli.

Mesmo depois da aposentadoria, em 1996, Carol Collins atendia alunos de pós-graduação e era frequentemente vista nos corredores e laboratórios do IQ. “Era uma pessoa muito querida no instituto e a porta de sua sala sempre estava aberta para transferir conhecimento”, destaca Carla Bottoli, que foi sua aluna de doutorado no final da década de 1990.

A professora do IQ mantinha contato com e visitava com frequência Carol Collins, por quem mantinha um carinho especial. No último sábado (17), Carla Bottoli visitou a professora sem saber que aquele seria o último encontro delas. “Ela era uma biblioteca na área. O Brasil perde uma grande cientista”, conclui.

Carol Collins e Roy Bruns recebem título de professor emérito no Consu

"Hoje faleceu a Profa. Carol Collins, docente aposentada do IQ. Uma das pouquissimas Professoras Eméritas da Unicamp. Também a única mulher do IQ membro da Academia Brasileira de Ciências. Personalidade marcante, em um dos seus pronunciamentos dizia que veio ao Brasil para fugir do machismo dos USA. Isso nos primordios da Unicamp. Convivi com a Carol durantes algumas décadas, com um coleguismo exemplar mesmo nas nossas divergências. Carol foi uma das pessoas mais generosas que conheci, não media esforços para ajudar, sempre disposta a trabalhar para fazer do IQ um grande instituto. Fica a lembrança e ficam os ensinamentos, do rigor científico, da dedicação, do coleguismo e da generosidade.", docente do Instituto de Química Teresa Dib Zambon Atvars