Unicamp perde José Dias Sobrinho

Autor

Faleceu ontem (10), em Campinas, aos 81 anos, José Dias Sobrinho, professor emérito da Unicamp e um dos pioneiros da Faculdade de Educação (FE) da Universidade, onde ingressou em 1972 e da qual foi diretor entre 1987 e 1990. O docente, que ocupou papel central na educação brasileira na formulação de políticas públicas, foi também pró-reitor de Pós-Graduação da Unicamp de 1990 a 1994. O velório será hoje (11), a partir das 10 horas, no Cemitério das Aleias, em Campinas.

José Dias Sobrinho orientou dezenas de teses e dissertações e publicou cerca de 15 livros como autor e/ou organizador, entre os quais "Avaliação – Políticas Educacionais e Reformas do Ensino Superior" (Editora Cortez, 2003).

José Dias foi pró-reitor de Pós-Graduação da Unicamp de 1990 a 1994. Foto: Circuito Acadêmico (UFRJ)
José Dias foi pró-reitor de Pós-Graduação da Unicamp de 1990 a 1994. Foto: Circuito Acadêmico (UFRJ)

Em sua gestão à frente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), José Dias, como era conhecido por seus pares, comandou na Unicamp a primeira avaliação institucional completa feita no país. O modelo adotado na iniciativa foi posteriormente usado no Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub).

José Dias presidiu também a Comissão Especial de Avaliação do Ministério da Educação (MEC), instituída em abril de 2003. A comissão, que reuniu especialistas e gestores públicos, formulou um documento propondo mudanças profundas na estrutura de avaliação da educação superior no país. O trabalho coordenado pelo docente serviu de base para a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Leia mais: 

José Dias Sobrinho avalia a avaliação 

Aprendizagem não se mede, diz educador

Universidade e o "quase mercado" educacional

Imagem de capa
José Dias Sobrinho ao assumir a direção da Faculdade de Educação em 1987. Foto: Acervo Siarq

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

Obra reúne acervo de Rogério Cerqueira Leite; edição estará disponível para venda em breve nos sites das editoras

O papel do rap e da educação na busca pela superação do racismo e da violência foi um dos temas debatidos

Foram aprovados os itens: “Prêmio Tese Destaque", a prorrogação da licença paternidade para servidores e recursos adicionais para o desenvolvimento de dois projetos no âmbito do Plano Plurianual de Investimentos (PPI)

Cultura & Sociedade

Fruto de parceria com jovens indígenas do país, obra “Still I Rise” traz relatos de experiências de impacto para o empoderamento de povos originários

O Instituto de Geociências recebeu 175 finalistas, distribuídos em 58 equipes; a Olimpíada Brasileira de Geografia e a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra contemplou 17 estudantes cada uma