Palestra do Pró-reitor de Pesquisa abre jornada “Cientistas para o Futuro” do Fundo Patronos

Teve início na última terça-feira (30 de agosto) a jornada científica do programa “Cientistas para o Futuro” organizado pelo Fundo Patrimonial Patronos. A palestra de abertura foi proferida pelo professor João Marcos Travassos Romano, Pró-reitor de Pesquisa e Professor Titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp. O tema abordado foi “Ciência no Brasil e na Unicamp: avanços e desafios no cenário pós-pandêmico”, trazendo aos participantes uma perspectiva histórica, além de reflexões sobre a atuação dos cientistas e sobre a pesquisa na universidade. “O cientista deve estar mais preocupado em gerar impacto positivo na sociedade do que com métricas de pesquisa. E isto demanda cada dia mais um esforço em trabalhar em equipes interdisciplinares”, destacou João Romano. A palestra foi considerada excelente pelos participantes, não apenas devido ao seu conteúdo, mas pela oportunidade de ouvir o Pró-reitor de Pesquisa da universidade.

O Cientistas para o Futuro é o primeiro programa do Fundo Patronos dedicado à ciência, com o objetivo de capacitar estudantes para carreiras científicas e de pesquisa e fomentar projetos de impacto. O programa é composto por uma jornada científica, para a qual 300 estudantes de graduação, mestrado e doutorado da Unicamp se inscreveram, a fim de conhecer, debater e aprender sobre diversos temas e desafios da pesquisa e da ciência. De 30 de agosto a 20 de outubro, os inscritos participarão de 12 eventos na forma de palestras, mesas redondas e oficinas sobre panoramas e impactos da ciência, divulgação, comunicação, carreira e empreendedorismo científicos. “Desejamos oferecer aos estudantes um conteúdo amplo e valioso para suas carreiras científicas, que vá além das temáticas técnicas que eles discutem em sala de aula, laboratórios e ambientes de pesquisa da universidade”, contou Gabriela Filipini Ferreira, coordenadora do programa.

Pró-reitor de Pesquisa João Romano
Palestra de abertura proferida pelo pró-reitor de Pesquisa João Marcos Travassos Romano trouxe aos participantes uma perspectiva histórica, além de reflexões sobre a atuação dos cientistas e sobre a pesquisa na universidade

O programa também oferece Bolsas de Verão para a realização de projetos desafiadores por estudantes de graduação da Unicamp, colocando-os em contato com o ambiente de pesquisa de ponta sob orientação dos melhores pesquisadores da universidade. Os projetos deverão estar enquadrados em um dos seguintes temas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS): 2) Fome e Agricultura sustentável; 3) Saúde e bem-estar; 4) Educação de qualidade; 6) Água potável e saneamento; 7) Energia limpa e acessível; 13) Ação contra a mudança global do clima. Os projetos selecionados serão contemplados com uma bolsa para o estudante no valor de R$1.000/mês (2 meses) e mais R$500 (total) para custeio do projeto. Os estudantes serão selecionados dentre os participantes da jornada científica.

A submissão dos projetos pelos docentes e pesquisadores da Unicamp deverá ocorrer entre 12 e 30 de setembro, exclusivamente pelo site do Patronos. O regulamento do edital com informações sobre quem pode se inscrever, formato do projeto, quais os documentos necessários e detalhes sobre o processo de seleção estão disponíveis aqui.

O pilar Ciência é um dos quatro pilares de atuação do Patronos na aceleração de pessoas e projetos da comunidade da Unicamp. O fundo oferece apoio a projetos de pesquisa de excelência como instrumento para o desenvolvimento socioeconômico e à disseminação de conhecimento para a popularização da ciência. “O fundo busca com iniciativas como esta maximizar o reconhecido impacto que a pesquisa na Unicamp possui, capacitando talentos e fomentando projetos em temas relevantes para a sociedade”, explica Mathias Strauss, diretor de Editais e Projetos do Patronos.

Dúvidas, escreva para projetos.editais@patronos.org

Sobre o Fundo Patronos

A Associação Fundo Patrimonial Patronos é uma instituição independente, sem fins lucrativos, organizada por alunos e ex-alunos da Unicamp que acreditam no poder transformador da educação e são movidos pelo desejo de integrar pessoas que tiveram suas histórias marcadas pelas contribuições que a Universidade pode proporcionar. Até o momento, o Fundo Patrimonial Patronos conta com quase 220 doadores e acumula um patrimônio de cerca de R$1,65 milhão. A entidade é composta por mais de 60 voluntários responsáveis pela gestão do fundo e operação dos projetos e da associação.

Mais informações sobre o Patronos.

Imagem de capa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”