Mais de 30 mil estudantes são esperados para a UPA 2022

Edição de imagem

A 17ª edição do Programa Unicamp de Portas Abertas – UPA 2022 se aproxima e deve movimentar o campus de Barão Geraldo, em Campinas. Cerca de 430 escolas se inscreveram, e mais de 30 mil estudantes são esperados para conhecer os cursos de graduação e a estrutura de faculdades e institutos de ensino e pesquisa e para participar de diversas atividades preparadas por professores, alunos e funcionários da universidade. O evento será realizado neste sábado (27), das 8h às 17h, e a entrada é gratuita.

Entre as instituições de ensino inscritas para a UPA, estão escolas de todo o Estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, como o Colégio República do Saber, de Cambuí (MG). Por lá, os cursos que mais despertam interesse nos estudantes são das áreas de saúde e tecnologia. Aluno da instituição, Pedro Felipe Souza deseja conhecer o curso de Farmácia e conferir as atrações musicais programadas para o Teatro de Arena e o Palco Saúde. "Tenho muita vontade de estudar na Unicamp, seja pela estrutura do campus, com bibliotecas e laboratórios, seja pelo apoio e oportunidades que oferece aos estudantes. Quando pesquiso sobre a universidade, fico encantado com a estrutura, o que me deixa ainda mais ansioso", conta Pedro.

Coordenadora da escola, Natasha Neves destaca o interesse da turma em conhecer os cursos e detalhes da vida universitária. "Acreditamos que será uma excelente oportunidade para apresentarmos a estrutura e os cursos oferecidos pela Unicamp aos alunos. Sabemos da importância de frequentar universidades de excelência, como a Unicamp, para o crescimento pessoal e profissional dos nossos estudantes", comenta.

Diego Jacober, aluno do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas da Etec Monte Mor:
Diego Jacober, aluno do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas da Etec Monte Mor: grandes expectativas

Alunos da Etec de Monte Mor, na região metropolitana de Campinas, também estão com grandes expectativas. "A UPA é um momento bastante aguardado por nossos alunos e alunas, é muito importante que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer o campus, os cursos da Unicamp e as pessoas que estão onde eles pretendem estar daqui a algum tempo. Isso os incentiva nos estudos, e sua empolgação reflete positivamente nos demais estudantes da escola", avalia Wagner José da Silva, diretor da unidade.

"Alguns colegas já sabem a área que querem seguir, mas ainda não escolheram o curso. Por isso, a visita vai mostrar os caminhos possíveis e ajudar quem ainda não se decidiu a, quem sabe, ser aluno da Unicamp nos próximos anos", compartilha Diego Jacober, aluno do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, que deseja continuar na área de tecnologia: "Nada melhor do que conhecer uma instituição que é referência nacional, tanto no mercado de trabalho quanto no meio acadêmico".

Já Luiz Fernando Pereira ainda tem dúvidas de qual área pretende seguir. "Estou um pouco indeciso, penso em seguir no curso de Medicina, Dança ou Engenharia Química. Por isso, quero conhecer todos os tipos de áreas, participar das palestras e atividades", relata o jovem, que também deseja conhecer os espaços livres do campus: “Adoro os espaços ao ar livre, já vi vários vídeos que mostram isso".

Luiz Fernando Pereira ainda tem dúvidas de qual área pretende seguir
O estudante Luiz Fernando Pereira ainda tem dúvidas de qual área pretende seguir

Programação diversificada

As atividades da UPA 2022 ocorrerão ao longo de todo o dia de evento e podem ser conferidas no site upa.unicamp.br na aba “programação” e no aplicativo “Unicamp de Portas Abertas”, disponível para download na App Store, para usuários iOS, e na Play Store, para quem utiliza Android.

Os visitantes poderão visitar laboratórios, oficinas e auditórios e observar o funcionamento de equipamentos e recursos utilizados em pesquisas e experimentos científicos. Haverá também demonstrações de experiências e de práticas profissionais. As unidades oferecem palestras e rodas de conversa sobre a estrutura curricular dos cursos de graduação, atuação profissional e temas relacionados às diferentes áreas do conhecimento. Durante as atividades, os estudantes poderão conversar, trocar experiências e tirar dúvidas com professores, alunos e profissionais egressos da Unicamp.

Será possível conhecer as entidades e associações estudantis das unidades, como os centros acadêmicos, atléticas e empresas juniores, e órgãos e serviços importantes para a vida universitária, como a Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Os visitantes poderão, ainda, obter informações sobre o Vestibular Unicamp com a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). Haverá também atividades lúdicas, como jogos e oficinas.

Para facilitar a visita a todo o campus de Barão Geraldo, a UPA contará com ônibus que percorrerão quatro rotas, de forma a abranger todos os cursos e unidades. Aos que preferirem aproveitar as árvores do campus e os espaços abertos da Unicamp, haverá uma quinta rota a pé. Monitores acompanharão os visitantes e poderão tirar as dúvidas que surgirem ao longo dos percursos.

Alunos do Colégio República do Saber, de Cambuí (MG): interesse nas áreas de saúde e tecnologia
Alunos do Colégio República do Saber, de Cambuí (MG): interesse nas áreas de saúde e tecnologia

Cultura e infraestrutura

Além das atividades preparadas pelas faculdades e institutos, a UPA também contará com uma série de atividades culturais. Apresentações de música, dança e teatro irão ocorrer no espaço de recepção dos estudantes (no bolsão de estacionamento atrás da Biblioteca Central Cesar Lattes), no Teatro de Arena (Praça do Ciclo Básico) e no Palco Saúde, próximo à Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Confira a relação no site da UPA, no campo “Programação Cultural”.

Nesta edição, quem não puder comparecer ao campus da Unicamp ainda poderá participar da UPA. A Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) apresentará um programa especial, ao vivo, pelo canal da TV Unicamp no YouTube. Ele terá convidados especiais e apresentará ao público um pouco dos serviços e diferenciais oferecidos pela Unicamp a seus estudantes.

Três praças de alimentação estarão disponíveis com várias opções gastronômicas. Elas serão instaladas na Praça do Ciclo Básico, no bolsão da área da saúde, próximo à FCM e no espaço de recepção (bolsão da Biblioteca Central). 

O trânsito no campus será alterado para receber os visitantes. Todas as ruas que dão acesso à Praça do Ciclo Básico estarão interditadas durante o dia. O espaço será exclusivo para circulação de pedestres. A portaria 1, próxima à Faculdade de Educação Física (FEF) e ao Restaurante Universitário (RU), será exclusiva para ônibus. Veículos individuais podem acessar o campus pelas demais portarias e utilizar as vagas de estacionamento nas vias e bolsões localizadas na Avenida Bertrand Russell. O embarque e desembarque de alunos vindos em excursões de escolas ocorrerá na Avenida Érico Veríssimo. As orientações específicas para as escolas estão disponíveis no site da UPA na aba “Orientações para a visita”.

##

Cuidado com a Covid-19

Desde o início da pandemia, a Unicamp se preocupa em evitar a transmissão da Covid19 em seus campi. Para a UPA 2022, os cuidados permanecem. Por atrair muitas pessoas, a universidade recomenda que os visitantes permaneçam de máscara durante toda a visita e reforça que o uso delas será obrigatório em ambientes fechados. Também orienta a higiene constante das mãos e que não compareça caso apresente sintomas da doença no dia do evento.

SERVIÇO

17ª UPA - Unicamp de Portas Abertas

27 de agosto, das 8h às 17h

Campus de Barão Geraldo (Campinas) - Entrada Gratuita

Informações pelo telefone/WhatsApp (19) 3521-2121 ou pelo e-mail upa@unicamp.br

Imagem de capa
Alunos aguardam transporte no estacionamento no estacionamento da Biblioca Central; estão sendo esperados mais de 30 mil estudantes

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa