Unicamp recepciona estudantes estrangeiros

Autoria

Ingressantes estrangeiros do segundo semestre de 2022 foram recebidos nesta sexta-feira (19) na Unicamp. O acolhimento foi realizado pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) e contou com atividades culturais e a apresentação dos órgãos que compõem a Unicamp. Neste semestre, 47 intercambistas ingressaram na Universidade.

##
As argentinas Milagros Raimondo e Guadalupe Ranieri: acolhimento bastante positivo

As argentinas Milagros Raimondo e Guadalupe Ranieri estão entre as ingressantes e vieram para estudar nos cursos de Física e Economia, respectivamente. “Eu escolhi vir para a Unicamp porque ela é uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina. E esta é também uma oportunidade de aprender a falar português e de conhecer outras culturas”, contou Raimondo.

“Vou fazer duas matérias e a ideia é conhecer o ambiente universitário e um pouco da cultura do Brasil”, disse Ranieri. As duas afirmaram estarem impressionadas com o campus e terem achado o acolhimento oferecido pela comunidade acadêmica bastante positivo.

Campus multicultural

Após dois anos de atividades remotas, o professor Rafael de Brito Dias, assessor da DERI, contou que a Universidade tem se esforçado para retomar as atividades de mobilidade acadêmica. “Estamos muito felizes de ver como esses alunos chegam motivados à Unicamp, compondo um ambiente bastante diverso”, afirmou.

Rafael Dias
Assessor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais, Rafael Dias: esforço para retomar as atividades de mobilidade acadêmica

Ele também destacou que o intercâmbio acadêmico propicia uma experiência rica tanto para os alunos que vêm de fora como para os da Universidade. “A presença de estudantes de outros países na Unicamp é importante para que os nossos estudantes tenham contato com outras culturas. Constituir um campus multicultural e com múltiplos idiomas traz riqueza à Universidade.”

Veja mais imagens do Acolhimento aos 47 intercambistas:

DERI programou atividades culturais e a apresentação dos órgãos da Unicamp
DERI programou atividades culturais e a apresentação dos órgãos da Unicamp

Uallace Moreira Lima reafirmou o compromisso do atual governo em apoiar ações e projetos responsáveis por contribuir para o crescimento econômico e sustentável do país

A publicação apresenta um panorama das pesquisas desenvolvidas por estudantes e pesquisadores indígenas nas diferentes regiões do país, em todas as áreas do conhecimento

O grupo é composto por 65 intercambistas de graduação, que farão disciplinas isoladas em diferentes cursos, e 70 alunos regulares de pós-graduação

O encontro reuniu estudiosos do Brasil e do mundo para discutir a forma como as duas áreas devem se preparar a fim de enfrentar os grandes desafios contemporâneos no campo da saúde mental

O projeto “Reator sustentável: constituído por eletrodos de óxidos metálicos e células solares, para aplicações na descontaminação de água ou conversão de CO2 utilizando energia solar” é desenvolvido no âmbito do Centro de Inovação em Novas Energias

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004