Unicamp recepciona estudantes estrangeiros

Autor
Edição de imagem

Ingressantes estrangeiros do segundo semestre de 2022 foram recebidos nesta sexta-feira (19) na Unicamp. O acolhimento foi realizado pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) e contou com atividades culturais e a apresentação dos órgãos que compõem a Unicamp. Neste semestre, 47 intercambistas ingressaram na Universidade.

##
As argentinas Milagros Raimondo e Guadalupe Ranieri: acolhimento bastante positivo

As argentinas Milagros Raimondo e Guadalupe Ranieri estão entre as ingressantes e vieram para estudar nos cursos de Física e Economia, respectivamente. “Eu escolhi vir para a Unicamp porque ela é uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina. E esta é também uma oportunidade de aprender a falar português e de conhecer outras culturas”, contou Raimondo.

“Vou fazer duas matérias e a ideia é conhecer o ambiente universitário e um pouco da cultura do Brasil”, disse Ranieri. As duas afirmaram estarem impressionadas com o campus e terem achado o acolhimento oferecido pela comunidade acadêmica bastante positivo.

Campus multicultural

Após dois anos de atividades remotas, o professor Rafael de Brito Dias, assessor da DERI, contou que a Universidade tem se esforçado para retomar as atividades de mobilidade acadêmica. “Estamos muito felizes de ver como esses alunos chegam motivados à Unicamp, compondo um ambiente bastante diverso”, afirmou.

Rafael Dias
Assessor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais, Rafael Dias: esforço para retomar as atividades de mobilidade acadêmica

Ele também destacou que o intercâmbio acadêmico propicia uma experiência rica tanto para os alunos que vêm de fora como para os da Universidade. “A presença de estudantes de outros países na Unicamp é importante para que os nossos estudantes tenham contato com outras culturas. Constituir um campus multicultural e com múltiplos idiomas traz riqueza à Universidade.”

Veja mais imagens do Acolhimento aos 47 intercambistas: 

DERI programou atividades culturais e a apresentação dos órgãos da Unicamp
DERI programou atividades culturais e a apresentação dos órgãos da Unicamp
DERI programou atividades culturais e a apresentação dos órgãos da Unicamp
Imagem de capa
DERI programou atividades culturais e a apresentação dos órgãos da Unicamp

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

Obra reúne acervo de Rogério Cerqueira Leite; edição estará disponível para venda em breve nos sites das editoras

O papel do rap e da educação na busca pela superação do racismo e da violência foi um dos temas debatidos

Foram aprovados os itens: “Prêmio Tese Destaque", a prorrogação da licença paternidade para servidores e recursos adicionais para o desenvolvimento de dois projetos no âmbito do Plano Plurianual de Investimentos (PPI)

Cultura & Sociedade

Fruto de parceria com jovens indígenas do país, obra “Still I Rise” traz relatos de experiências de impacto para o empoderamento de povos originários

O Instituto de Geociências recebeu 175 finalistas, distribuídos em 58 equipes; a Olimpíada Brasileira de Geografia e a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra contemplou 17 estudantes cada uma