Especialistas da Unicamp participam de Fórum sobre desafios de Big Data

Especialistas da Unicamp participaram na sexta-feira (29), no Instituto Albert Einstein, em São Paulo, do fórum “Desafios de Big Data, Ciência de Dados e Inteligência Artificial Aplicados na Saúde em Ambientes Interinstitucionais”. O encontro teve como objetivo encontrar formas de alinhar a elaboração de projetos e o desenvolvimento de repositórios de dados na área da saúde.

A concepção de repositórios pressupõe uma equipe multidisciplinar envolvendo engenheiros de dados, especialistas na integração de tecnologias e especialistas na área de aplicação – neste caso, os da área da saúde.

Pró-reitor de Pesquisa João Romano (esq.), na mesa de abertura do Fórum realizado no Instituto Albert Einstein. Foto: Divulgação
Pró-reitor de Pesquisa João Romano (esq.), na mesa de abertura do Fórum realizado no Instituto Albert Einstein. Foto: Divulgação

A partir da existência de um repositório de dados, viabilizam-se várias aplicações, entre as quais aquelas baseadas em técnicas de Inteligência Artificial cujos impactos incluem, entre outros, o desenvolvimento de soluções para a previsão de riscos de uma determinada doença, a melhoria nos processos de diagnóstico e apoio no processo decisório a ser levado a cabo pelo médico.

Entre os impactos positivos contam-se ainda o desenvolvimento de sistemas que possam auxiliar na recuperação de pacientes com problemas de locomoção e de comunicação, a implantação de assistentes virtuais para o diagnóstico de doenças e o fornecimento de subsídios para o estabelecimento de políticas públicas na área da saúde.

Participaram da organização do evento os professores da Unicamp Breno Bernard Nicolau de França (IC), Cristiano Torezzan (FCA) e Rodolfo de Carvalho Pacagnella (FCM). O pró-reitor de Pesquisa, João Romano, integrou a mesa de abertura do Fórum.