Unicamp abre as inscrições para o vestibular 2023

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu as inscrições para o Vestibular Unicamp 2023 nesta segunda-feira, 1º de agosto. As inscrições poderão ser feitas até o dia 2 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: https://www.comvest.unicamp.br/vestibular-2023/. O Vestibular Unicamp 2023 oferece 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos, cerca de 80% das vagas de ingresso na Universidade. A taxa de inscrição é de 192,00 reais e poderá ser paga até dia 9 de setembro. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. Uma das novidades desta edição é que a Comvest irá antecipar a segunda fase do Vestibular para dezembro de 2022, assim, as duas etapas de aplicação do vestibular serão realizadas ainda este ano. Anteriormente, a segunda fase seria realizada em janeiro de 2023. O objetivo é antecipar o processo de convocação dos aprovados, com a divulgação da primeira chamada no início de fevereiro de 2023.

O reitor da Unicamp, professor Antônio Meirelles, destacou a importância do Vestibular para a sociedade e, durante o evento de lançamento do Vestibular, reafirmou o compromisso da Universidade com a produção de conhecimento científico. “O Vestibular é uma das atividades da Universidade que mais geram interação com a sociedade e, portanto, tem enorme importância, na medida em que concretiza os valores da Unicamp, fundamentais de serem lembrados nos dias de hoje, tais como inovação e inclusão social, essenciais ao futuro do nosso país”, afirmou.

Também nesse sentido, o diretor da Comvest, professor José Alves de Freitas Neto, ressaltou a responsabilidade da Comissão de Vestibulares para além de selecionar estudantes para ingresso na Unicamp. “Nossas provas impulsionam a educação básica e têm importante impacto na sociedade. Considerando o contexto atual, o papel do Vestibular Unicamp é fundamental na defesa dos direitos humanos e da ciência, e isso se reflete em nossas provas”, defendeu José Alves.

Datas

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2023 será realizada no dia 6 de novembro de 2022, e a segunda fase nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre 19 e 30 de setembro). Para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023.

O coordenador da Comvest, José Alves, em coletiva de imprensa sobre abertura de inscrições para o Vestibular 2023
O diretor da Comvest, professor José Alves de Freitas Neto, em coletiva de imprensa sobre abertura de inscrições para o Vestibular 2023

Inclusão social

Há duas novidades que beneficiam os estudantes de escolas públicas e os cotistas. Uma delas é a inscrição antecipada de candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp, que integra as diferentes formas de ingressar nos cursos de graduação da Universidade. Ao realizarem a inscrição no Vestibular 2023, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (opção ensino médio) e/ou cotas étnico-raciais já estarão automática e gratuitamente inscritos na modalidade Enem-Unicamp 2023, não sendo necessária nova inscrição em novembro.

No ano passado, a modalidade Enem-Unicamp, que oferece cerca de 20% das vagas de ingresso na Unicamp, registrou 13,4 mil inscritos, que disputaram 639 vagas em diferentes cursos.   

Ainda no âmbito da inclusão social, para verificação da autodeclaração de candidatos optantes pelas cotas étnico-racias, a Comvest irá adotar o procedimento de averiguação em duas etapas: primeiro por fotografia e depois, se necessário, por complementação online. A Comvest usará as fotografias que já são normalmente coletadas durante a segunda fase do vestibular. Assim, todos os candidatos cotistas aprovados, e que autorizarem o uso das fotografias coletadas, que vierem a ter suas autodeclarações validadas pela comissão de verificação, a partir das fotografias, estarão liberados da segunda etapa. A segunda etapa é o procedimento de verificação online, com agendamento, realizado pelas bancas de verificação, que vem sendo utilizado nos últimos anos. A Comvest ressalta que a etapa de análise das imagens não excluirá nenhum(a) candidato(a), valendo apenas para pareceres positivos no processo de validação da autodeclaração. Importante: não há uso de tecnologia de reconhecimento facial em nenhuma etapa do processo.

Ajuste nas provas

Em relação ao formato das provas, o diretor da Comvest anunciou que a Comissão irá manter 72 questões de múltipla escolha na primeira fase, com cinco horas de prova. Já na segunda fase, haverá a redução de duas questões na prova de Linguagens e a transferência das duas questões interdisciplinares de ciências da natureza para o primeiro dia de prova. Segundo a Comvest, o ajuste possibilitará aos candidatos mais tempo para responderem às questões, sobretudo no segundo dia de provas. O tempo máximo para realização da segunda fase está mantido em cinco horas em cada dia de prova.

Cidades

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Isenção da taxa

Neste ano, 8.454 estudantes foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2023 como para a modalidade Enem-Unicamp 2023.

O Manual do Ingresso 2023 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas.

Calendário Vestibular Unicamp 2023

Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição

1/8 a 2/9/2022 (pagamento até 9/9)

Provas de Habilidades Específicas – Música

19 a 30/9/20221

1ª fase

6/11/2022

Divulgação dos aprovados para a 2ª fase

3/12/2022

2ª fase

11 e 12/12/2022

Provas de Habilidades Específicas

4 a 6/1/2023

Divulgação da primeira chamada

6/2/2023

Matrícula online da primeira chamada

7, 8 e 9/2/2023

 

*O calendário completo está disponível na página da Comvest.

Imagem de capa

O pró-reitor de graduação, Ivan Toro, o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles, o diretor da Comvest, José Alves e a diretora adjunta da Comvest, professora Ana Maria Fonseca de Almeida
O pró-reitor de graduação, Ivan Toro, o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles, o diretor da Comvest, José Alves e a diretora adjunta da Comvest, professora Ana Maria Fonseca de Almeida