Marcelo Knobel é contemplado pela CBMM

Autoria

O ex-reitor da Unicamp e professor do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) Marcelo Knobel recebeu o Prêmio da Companhia de Metalurgia e Mineração (CBMM) 2022. O Prêmio celebra pesquisadores que colocaram o Brasil em destaque no cenário científico mundial e profissionais que tenham gerado impactos relevantes, no país, no desenvolvimento de aplicações práticas para avanços científicos. A apuração é realizada por uma comissão julgadora independente, composta por sete membros.

Marcelo Knobel foi reitor da Unicamp de 2017 a 2021. É professor titular de Física, área na qual lidera um grupo que desenvolve e estuda novos materiais magnéticos em escala nanométrica, com potencial de utilização em diversos campos, da gravação magnética à medicina. Knobel foi um dos responsáveis pela criação do Museu Exploratório de Ciências e atua como pesquisador no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).

O ex-reitor, em diversas manifestações públicas e em artigos de opinião, tem sido uma voz de peso na defesa das universidades públicas e da ciência. Por sua luta para popularizar e desmistificar a ciência, Knobel foi agraciado com o Prêmio José Reis de Divulgação Científica em 2019. Em 2020, lançou o canal “Espaço Recíproco”, disponível no YouTube e em podcasts. Em 2021, lançou os livros “A Ilusão da Lua: ideias para decifrar o mundo por meio da ciência e combater o negacionismo” (Editora Contexto) e “Reflexões sobre Educação Superior: a Universidade e seu Compromisso com a Sociedade” (Editora Blucher).

A cerimônia de premiação acontece no dia 7 de agosto. O Prêmio CBMM está em sua quarta edição. Em 2020, o professor aposentado da Unicamp Fernando Galembeck foi um dos vencedores.

Imagem de capa
Ex-reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel recebe prêmio CBMM

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola