Times Higher Education aponta Unicamp como terceira melhor universidade da América Latina

Edição de imagem

A Unicamp é a terceira melhor universidade da América Latina, segundo o ranking Times Higher Education 2022, divulgado nesta quinta-feira (14). Neste ano, o ranking inclui 211 instituições de ensino superior de 14 países do continente, sendo 76 brasileiras. A lista é encabeçada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, seguida pela Universidade de São Paulo (USP). 

Na avaliação do reitor da Unicamp, Antonio Meirelles, o bom desempenho no ranking se deve a diversos fatores. "A qualidade dos processos de seleção do corpo docente, pesquisadores, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação; o desenvolvimento simultâneo de ensino, pesquisa e transferência tecnológica; e o esforço permanente em alinhar essas atividades às principais demandas nacionais e internacionais de educação e pesquisa", aponta Meirelles. 

##
De acordo com a consultoria britânica, ensino e pesquisa são fatores cruciais para avaliar o comprometimento das instituições em formar novas gerações de pesquisadores e a sua capacidade de investir em pesquisa

Importância da autonomia e compromisso com Agenda 2030

O ranking Times Higher Education baseia-se em 13 indicadores agrupados em cinco grandes áreas: ensino, item de maior peso na classificação, correspondente a 36% da nota das instituições; pesquisa, responsável por 34% da pontuação; citações, com peso de 20%; internacionalização, correspondente a 7,5%; e transferência de conhecimento, com 2,5% de impacto na avaliação. 

A Unicamp obteve 87,9 de 100 pontos na avaliação. O critério de maior nota foi pesquisa, com 100 pontos completos; seguido de ensino, com 91,3 pontos; citações e transferência de conhecimento, com 74,6 pontos; e internacionalização, com 55,9 pontos.

De acordo com a consultoria britânica, ensino e pesquisa são fatores cruciais para avaliar o comprometimento das instituições em formar novas gerações de pesquisadores e a sua capacidade de investir em pesquisa, mesmo estando sujeitas a circunstâncias econômicas e políticas. Com base nesses fatores, o estudo avalia o quanto as universidades atraem estudantes e pesquisadores de outros países, a sua contribuição para a inovação tecnológica e o seu papel como referência para outras pesquisas. 

Antonio Meirelles pontua que o resultado positivo da Unicamp e das demais universidades estaduais paulistas, USP e Unesp (classificadas em 2º e 12º, respectivamente), também se deve ao modelo de financiamento baseado no percentual de arrecadação do ICMS de São Paulo e na autonomia financeira e administrativa das instituições. 

"A criação deste modelo de previsão, em 1989, permitiu às universidades estaduais de São Paulo planejarem seus investimentos futuros de forma estratégica ao longo das últimas três décadas, resultando em um crescimento contínuo e consistente em seus indicadores", salienta Meirelles. 

Outro fator de excelência é o alinhamento da Universidade aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. "Isso já resultou em melhorias na governança da Universidade, em aumento da inclusão e da diversidade na comunidade acadêmica e na incorporação dos grandes desafios contemporâneos às atividades de ensino, pesquisa e transferência de conhecimento da Unicamp, com consequentes ganhos em sua performance", celebra o reitor. 

Confira a avaliação completa da Unicamp no ranking.

Imagem de capa
Audiodescrição: Fotografia original transformada em ilustração por meio de efeitos computadorizados que mostra imagem aérea de área da Unicamp, com os diversos prédios das faculdades, áreas verdes e as duas ruas circulares e aquelas que convergem para um ponto central onde há uma grande praça arborizada em formato circular. Imagem 1 de 1.

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa