Cocen abre inscrições para bolsista de Jornalismo Científico

Estudantes universitários e doutores de qualquer área do conhecimento podem se inscrever na pré-seleção para Bolsista de Jornalismo Científico aberta pela Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen). As inscrições estão abertas até o dia 22 de julho, por meio do site da Cocen.

A pré-seleção é voltada para estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de doutores, que tenham concluído ou estejam realizando um curso introdutório de Jornalismo Científico e não possuam vínculo empregatício.

Os aprovados no processo de pré-seleção vão desenvolver, com orientação de supervisores científicos da Cocen e do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (Labjor), projetos para inscrição na bolsa Mídia Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sujeitos à aprovação posterior da Fundação.

Os valores das bolsas variam de R$ 800 (graduação) a R$ 8.479 (pós-doutorado). A duração é de seis meses, renovável por igual período.

Os projetos devem ter como escopo a ampliação da divulgação do trabalho dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp, cujos temas de investigação científica englobam todas as grandes áreas do conhecimento.

O Labjor, centro de referência em divulgação científica e cultural no Brasil e na América Latina, integra o Sistema Cocen através do Núcleo de Desenvolvimento de Criatividade (Nudecri).

Interdisciplinaridade

A Cocen abrange 21 Centros e Núcleos interdisciplinares que colaboram com os cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização oferecidos pela Unicamp, em áreas que vão da biologia molecular à música, da nanotecnologia ao teatro, das alterações climáticas aos estudos de gênero, da transição energética à história da ciência, da engenharia biomédica à opinião pública, da química medicinal à educação, entre outras.

Além do desenvolvimento de projetos de pesquisa interdisciplinares, os centros e núcleos da Cocen organizam eventos científicos de alcance nacional e internacional, editam periódicos e livros, mantêm acervos documentais - em alguns casos, únicos no Brasil - e estabelecem convênios e colaboração acadêmica com importantes instituições brasileiras e de outros países.

Comunidade Interna