Evento sobre inovação une academia, empresas e setor público

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e a coordenadora geral da Universidade, Maria Luiza Moretti, participaram nesta quarta-feira (6) de evento organizado pela Prefeitura Municipal, em que o ecossistema de inovação de Campinas foi apresentado à secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Zeina Latif. Para o reitor, a região de Campinas tem condições de se transformar num polo de inovação modelo para o país.

Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, o encontro reuniu universidades, institutos de pesquisa, empresas e setor público
Em seu discurso, a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Zeina Latif afirmou que pretende estimular a inovação

Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, o encontro reuniu representantes do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e da Embrapa; dos institutos Renato Archer, Eldorado, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e da Agência de Inovação Inova Unicamp, além de empresas e organismos do setor privado ligadas à área da tecnologia e da inovação e de membros do Fórum Campinas Inovadora, entre outros.

“É estimulante ver a força desses atores que representam importantes instituições de ciência, pesquisa, tecnologia e do mundo corporativo unidos em torno de uma meta: transformar Campinas num modelo de inovação, formação de pessoas e geração de ciência e tecnologia”, disse o reitor. “Nós temos hoje uma oportunidade maravilhosa e não apenas para a cidade e região, mas para o País. Mais do que nunca, ficou claro a importância de a gente recuperar espaço no fortalecimento da indústria com base tecnológica e no desenvolvimento de uma nova industrialização baseada na inovação”, afirmou Meirelles.

O reitor lembrou a tradição da Unicamp em pesquisas inovadoras, mas também na relação com empresas. “Temos cerca de 20 grandes projetos em andamento, a maior parte compartilhada pela Fapesp-empresa, mas alguns exclusivamente com empresas de grande porte”.

Há, por exemplo, um projeto de inteligência artificial envolvendo a IBM, um programa de bem-estar em parceria com a Samsung e iniciativas no setor de transição de energia com a CPFL. Além disso, o reitor antecipou que pretende aproveitar o projeto do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS), em processo de instalação na Unicamp, para implantar uma inovação na área da saúde.

“Na área da saúde, estão 15% do corpo docente e 20% do orçamento da Unicamp. É possível inovar não apenas no sentido da assistência, mas de reunir empresas farmacêuticas, de tecnologia de equipamentos, de logística hospitalar, de inteligência artificial, trazendo inovação à sociedade”, disse ele. “É um desafio. Desejamos um grande projeto nessa área dentro do HIDS da Unicamp”, afirmou. (Leia mais sobre o HIDS abaixo)

##
Evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação

Cidade parceira

Segundo o prefeito Dário Saadi, Campinas quer ser uma cidade parceira do setor privado. “Nosso canal está aberto para as empresas de tecnologia”, disse ele. “Atualmente, Campinas é uma das dez cidades mais importantes do Brasil. Temos de ser parceiros das empresas de tecnologia e indústrias, para que avancem em pesquisa e desenvolvimento”.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico da cidade, Adriana Flosi, destacou que Campinas está no centro de diversos projetos, como o da cobertura 5G. O objetivo do encontro foi apresentar à secretária estadual a dimensão do setor na cidade. “Queremos mostrar a pujança, sem arrogância”, explicou ela.

A secretária Zeina Latif afirmou que pretende estimular a inovação. “O Governo do Estado tem a missão de consolidar os ecossistemas de inovação. Sabemos que a inovação não é a realidade da maioria das empresas brasileiras. Precisamos ajudá-las a iniciarem seus projetos de tecnologia”, afirmou.

##
Prefeito Dário Saadi e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi: a cidade está no centro de diversos projetos, como o da cobertura 5G

Audiência pública para o zoneamento

O projeto de lei que definirá o zoneamento e as regras de ocupação da área do HIDS será submetido a audiência pública até o final de agosto deste ano, segundo previsão da secretária de Planejamento e Urbanismo de Campinas, Carolina Baracat. Atualmente, o projeto tramita na secretaria de Assuntos Jurídicos, mas deverá ser liberado para a audiência nas próximas semanas.

Após a audiência, será encaminhado para apreciação do CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano) e, em seguida, será votado na Câmara de Vereadores.

“Na Câmara, o projeto seguirá o rito da Casa, com seus prazos internos e a realização de novas audiências, mas esperamos que seja aprovado até o final do ano”, avalia Carolina. Segundo a secretária, está em avaliação a criação de um Comitê Gestor, formado por representantes dos setores público e privado.

O coordenador geral do HIDS na Unicamp, professor Mariano Laplane, disse que o projeto do Hub Internacional tem potencial para se transformar num projeto do Estado de São Paulo. "O HIDS é um local de parceria, sinergia entre universidades, centros de pesquisa, empresas, mas também de interação de diferentes tipo de instalações, de infraestruturas diversas, de circulação de pessoas, enfim, um ambiente que promova a indústria criativa, a inovação, intercâmbios e a circulação de ideias", resumiu.

Ecossistema de Campinas foi apresentado à secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Zeina Latif