Profissionais do HC e FCM receberam prêmios da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas

Pesquisadores e profissionais de saúde do Hospital de Clínicas (HC) e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) foram contemplados com prêmios de Mérito Científico e Mérito Acadêmico promovido pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). Em cerimônia que aconteceu no dia 23 de junho, o HC também recebeu o Prêmio Paes Leme de reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade durante a pandemia de covid-19. O infectologista e coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Seção de Epidemiologia Hospitalar do HC da Unicamp, Rodrigo Nogueira Angerami, foi agraciado com o mesmo prêmio.

“É muito significativo para o hospital receber esse prêmio. O HC da Unicamp foi escolhido para ser um hospital de referência no tratamento da covid-19 durante o período da pandemia. Foi muito desgastante e difícil atravessar a fase mais crítica da covid-19, mas vencemos a luta contra um vírus que nos ensinou que, sozinhos, não conseguiríamos vencer um inimigo invisível. Todos do HC tiveram grande participação nas ações de contingenciamento e nos cuidados adotados aos pacientes e familiares. Por isso, esse prêmio é de todos que trabalham no HC da Unicamp”, disse a superintendente do HC, Elaine Cristina de Ataide, que foi representada na cerimônia pelo médico da área de Cirurgia do Trauma, Gustavo Pereira Fraga.

De acordo com Fátima Bastos, presidente da SMCC, foi uma alegria poder reunir todos os finalistas novamente para a entrega dos prêmios. “Mantivemos a premiação on-line durante a pandemia, mas a emoção de estarmos todos aqui hoje é sem comparação”, disse Fátima na abertura da cerimônia.

“A cada ano, os trabalhos estão melhores. Estamos realmente em uma região privilegiada do ponto de vista de saúde e de produção científica. Eu quero parabenizar a todos que se inscreveram e, em especial, aos vencedores. Foi uma disputa acirrada, com muito trabalho para os julgadores”, comentou Antonio Condino Neto, diretor científico da SMCC, durante a premiação.

Prêmio Mérito Científico

O Prêmio Mérito Científico (PMC) foi criado em 2014 para incentivar e valorizar a produção científica de médicos de Campinas e região. Numa primeira fase ocorre a seleção do melhor trabalho de cada Especialidade. Na segunda fase, os seis melhores trabalhos da primeira fase passarão por um novo julgamento, desta vez, por uma Banca Multidisciplinar. Só então são definidos os três vencedores, que têm peso igual na premiação final.

Na especialidade de Infectologia, o trabalho vencedor foi Gas6 drives Zika virus-induced neurological complications in humans and congenital syndrome in immunocompetent mice, da Unicamp, que teve à frente o professor e pesquisador do Instituto de Biologia (IB), José Luiz Proença-Modena. Leia aqui a pesquisa publicada no Jornal da Unicamp. Já em Cirurgia Geral, o trabalho vencedor foi Trauma Leagues – A Novel Option to Attract Medical Students to a Surgical Career, do HC da Unicamp.

Prêmio Mérito Acadêmico

O Prêmio Mérito Acadêmico (PMA) foi criado em 2016 para incentivar a produção científica entre acadêmicos de medicina de Campinas e região, associados à SMCC. O julgamento dos trabalhos inscritos é feito por uma Banca Examinadora Multidisciplinar em apenas uma fase. São premiados os três primeiros colocados de cada categoria (Graduando e Pós-Graduando).

Na categoria Graduando, o terceiro lugar ficou para Estudo dos pacientes submetidos à prostatectomia radical por câncer de próstata com acometimento de vesículas seminais, de Marina Bertolini Matheus, Wagner Eduardo Matheus e Ubirajara Ferreira, da área de Urologia do HC da Unicamp. Já na categoria Pós-Graduando, todos os trabalhos vencedores são da FCM e do HC da Unicamp.

Um dos trabalhos premiados foi The Impact of Covid-19 in the Follow-Up of Glaucoma Patients in a Tertiary Center: A Comparison Between Pre-Pandemic and Pandemic Periods, O estudo foi conduzido pela equipe do Departamento de Oftalmologia do HC Unicamp com pacientes atendidos no serviço de glaucoma. Leia aqui a pesquisa publicada no site do HC e no Jornal da Unicamp.

Prêmio Paes Leme

O Prêmio Paes Leme é uma homenagem a empresas, personalidades, instituições ou programas sociais que se destacaram por suas contribuições para o bem-estar social ou para o exercício livre e ético da medicina em Campinas. O Prêmio é a maior honraria concedida pela entidade e leva o nome do primeiro presidente da SMCC, o médico Francisco Betim Paes Leme, que dirigiu a entidade entre 1925 e 1926.

Pelo significativo trabalho desenvolvido durante a pandemia de covid-19, a SMCC ofereceu o Prêmio Paes Leme a 15 instituições hospitalares de Campinas e região, ao Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA) de Campinas e a três profissionais da área de saúde: o infectologista Rodrigo Nogueira Angerami, o epidemiologista André Ricardo Ribas de Freitas e a especialista em saúde pública e doutora em epidemiologia, Andréa Von Zuben.

Rodrigo Angerami, disse que ser indicado para o Prêmio Paes Leme já é motivo de alegria e ainda mais no contexto pandêmico. “Estendo o Prêmio Paes Leme a todos os profissionais da saúde que atuaram na assistência a pacientes e nas ações de prevenção e controle da covid-19 sob as égides do altruísmo, da dedicação, da empatia, do humanismo, das boas práticas e da ciência”, disse Angerami.

Matéria originalmente publicada no site do HC da Unicamp.

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa