Toma posse o novo diretor da Faculdade de Ciências Médicas

##
Cerimônia deu posse ao professor Cláudio Coy como diretor da FCM pelo quadirênio 2022-2026

O professor Cláudio Coy assumiu, nesta segunda-feira (4), a direção da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para o quadriênio 2022-2026, substituindo Luiz Carlos Zeferino, que estava à frente da gestão desde 2018. A cerimônia contou com a presença do reitor, Antonio Meirelles, da coordenadora geral da Universidade, Maria Luiza Moretti, e do prefeito de Campinas, Dário Saadi, entre outras autoridades.

O novo diretor pretende zelar pela formação dos profissionais e manter a excelência na pesquisa, que, em sua opinião, é uma das principais características da FCM. Para Coy, a Unicamp deve se articular ainda mais ao poder público na área da assistência e liderar a discussão entre as grandes universidades brasileiras sobre o impacto da abertura indiscriminada de escolas de medicina no país.

Zeferino, por sua vez, afirmou se orgulhar de ter ocupado o cargo. “Para mim, foi um imenso prazer ocupar o cargo de uma faculdade com uma potência fantástica”, declarou. “Queria agradecer a todos os profissionais da área da saúde e aos nossos docentes, que atuaram ininterruptamente durante a pandemia, mesmo sem vacina”, ressaltou.

A coordenadora geral da Unicamp lembrou que a FCM é um dos mais importantes equipamentos públicos de saúde do Estado. “A sociedade precisa de nós”, disse ela. O reitor lembrou que a Faculdade de Ciências Médicas precede a fundação da Unicamp e que a área da saúde desempenhará um papel importante no futuro da Universidade.

Meirelles pretende ampliar a interação da Universidade com a sociedade e frisou a importância da FCM nesse processo, cuja gestão tem contato intenso com as prefeituras da região. O reitor lembrou o projeto de construção de um hospital regional – que poderia atender pacientes além da região metropolitana e absorver demandas da atenção básica, deixando os atendimentos da alta complexidade para o Hospital de Clínicas (HC).

Ex-diretor da FCM Luiz Carlos Zeferino e o novo diretor Cláudio Coy:
Ex-diretor da FCM Luiz Carlos Zeferino e o novo diretor Cláudio Coy: FCM precede a fundação da própria Unicamp

Nova gestão

Cláudio Coy é professor titular de Coloproctologia do Departamento de Cirurgia. Foi aluno da 18º Turma de Medicina da Unicamp e fez residência médica, mestrado e doutorado na Universidade, onde obteve os títulos de livre docente e professor titular.

Foi coordenador adjunto (2007-2009) e coordenador do Gastrocentro (2010-2014), chefe do Departamento de Cirurgia (2014-2018) e diretor associado da FCM (2018-2022).

Ao lado de Coy, Erich Vinícius de Paula assumiu o cargo de diretor associado. Professor assistente de Hematologia do Departamento de Clínica Médica e prata da casa, Erich de Paula foi aluno da 31ª Turma de Medicina da Unicamp. Possui especialização em Hematologia e Hemoterapia e doutorado em Fisiopatologia Médica pela Unicamp. Também foi coordenador do Hemocentro Unicamp (2020-2022).

O novo diretor Cláudio Coy pretende zelar pela formação dos profissionais e manter a excelência na pesquisa