Reitor recebe representantes da União Estadual de Estudantes

Autoria
Edição de imagem

O reitor da Unicamp, Antonio Meirelles, e a chefe de Gabinete Adjunta da Reitoria, Adriana Nunes Ferreira, receberam nesta segunda-feira (27) representantes da União Estadual dos Estudantes de São Paulo. Participaram do encontro a presidenta da entidade, Tayná Wine, sua diretora de Relações Institucionais, Ester Moraes, e a diretora de Comunicação, Vick Matos.

A UEE pediu apoio para a realização de um festival em favor das cotas étnico-raciais nas universidades, previsto para agosto. A ideia é promover atividades culturais e de mobilização em prol da manutenção do sistema de cotas para pretos, pardos e indígenas. 

A Lei das Cotas, que facilitou o acesso de estudantes pobres, negros, indígenas e com deficiência à universidade pública, foi criada em 2012 e será reavaliada pelo Congresso neste ano. Se seus objetivos forem considerados alcançados, a política pode ser descontinuada. 

De acordo com a Agência Senado, vários projetos tratam do tema no Congresso. Há proposta de adiamento da revisão em 10 ou 50 anos. Outras preveem a ampliação da política, mas há também propostas de redução ou de eliminação do sistema.  A Unicamp adotou o sistema de cotas raciais em 2017 e reservou 25% das vagas disponíveis para candidatos autodeclarados pretos e pardos. Criou, também, o Vestibular Indígena. 

##
Estudantes solicitaram apoio da Reitoria para a realização de um festival em favor das cotas étnico-raciais nas universidades, previsto para agosto

Encaminhamento e possibilidades de apoio

O reitor explicou que, do ponto de vista orçamentário, não é possível contribuir para o festival, já que não se trata de uma atividade da Universidade, mas prometeu considerar outras formas de apoio.

A professora Adriana Ferreira orientou os dirigentes da UEE a formalizarem um projeto e disse que poderia encaminhar demandas referentes ao festival à Pró-Reitoria de Cultura. Ela garantiu ainda que a reitoria quer manter diálogo com as entidades estudantis. O grupo ainda discutiu a recepção aos alunos no retorno do recesso, em agosto.

 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”