Estudantes de 14 Estados estão na fase final da Olimpíada de Matemática da Unicamp

Autoria
Edição de imagem

Um total de 489 estudantes, formando 163 equipes de 14 Estados brasileiros, chegou à fase final da 38ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), projeto realizado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Os grupos são compostos por estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares. A convocação foi realizada nesta segunda-feira (27/6). A prova final e a cerimônia de premiação ocorrerão nos dias 3 e 4 de setembro, no campus da Unicamp, em Campinas-SP.

São Paulo é o Estado que concentra o maior número de finalistas, com 81 equipes. Em seguida, estão Ceará, com 29, e Pernambuco, com 16. Minas Gerais soma nove grupos. Já o Rio de Janeiro e o Distrito Federal contam com seis equipes cada. Na sequência estão Piauí, com quatro equipes, e Goiás, com três. Amazônia, Bahia e Rondônia levam à fase final duas equipes cada. Mato Grosso, Paraíba e Paraná têm um grupo cada na fase final.

Neste ano, a OMU teve mais de 2 mil equipes inscritas de 24 Estados, além do Distrito Federal. A competição é dividida em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (alunos do Ensino Médio). Para participar, é preciso formar uma equipe com três estudantes e um professor responsável.

##
Neste ano, a OMU teve mais de 2 mil equipes inscritas de 24 Estados, além do Distrito Federal

Para a fase final, as equipes convocadas irão realizar uma prova no sábado (3/9). No domingo (4/9), haverá uma cerimônia de premiação com entrega de, ao menos, quatro medalhas de ouro, oito de prata e 12 de bronze. Também serão premiadas as equipes que se destacarem pela qualidade da redação e da argumentação em suas respostas.

Marcelo Firer, membro da comissão organizadora da OMU e professor do Imecc, comenta a importância da realização da fase final de forma presencial. “A OMU tem uma longa trajetória, com 38 edições, e, nos últimos anos, realizou mudanças em seu formato. Uma delas é a cerimônia de premiação juntamente ao anúncio dos medalhistas. Será uma oportunidade para estudantes de outros Estados conhecerem a Unicamp e trocarem experiências com alunos de várias partes do país.”

A comissão organizadora disponibilizará auxílio financeiro para facilitar a viagem de nove equipes de escolas públicas.

Sobre as etapas da OMU

Os finalistas da OMU participaram de duas etapas online entre abril e junho. Os alunos do nível Beta, classificados para a última etapa, poderão também concorrer a uma medalha individual.

Com uma proposta que difere de outras competições de matemática, cada fase tem uma semana de duração e a participação ocorre em equipes. O objetivo é que os participantes discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas apresentados.
 
A competição tem questões dissertativas. Além de avaliar o quanto as soluções estão corretas, a qualidade do texto e da argumentação também é avaliada de maneira comparativa.

A proposta é que os participantes respondam às perguntas com argumentos, justificando os passos e descrevendo seu raciocínio. “O formato da prova abre espaço para algo fundamental para um matemático, que é formular e resolver problemas. Cada fase tem uma semana de duração justamente para que os grupos discutam, pesquisem e se apoiem em referências bibliográficas, até chegarem às respostas”, afirma.

Imagem de capa
Ao todo, 163 equipes foram convocadas para a fase final, que será realizada nos dias 3 e 4 de setembro.

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa