Estudantes de 14 Estados estão na fase final da Olimpíada de Matemática da Unicamp

Autoria

Um total de 489 estudantes, formando 163 equipes de 14 Estados brasileiros, chegou à fase final da 38ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), projeto realizado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Os grupos são compostos por estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares. A convocação foi realizada nesta segunda-feira (27/6). A prova final e a cerimônia de premiação ocorrerão nos dias 3 e 4 de setembro, no campus da Unicamp, em Campinas-SP.

São Paulo é o Estado que concentra o maior número de finalistas, com 81 equipes. Em seguida, estão Ceará, com 29, e Pernambuco, com 16. Minas Gerais soma nove grupos. Já o Rio de Janeiro e o Distrito Federal contam com seis equipes cada. Na sequência estão Piauí, com quatro equipes, e Goiás, com três. Amazônia, Bahia e Rondônia levam à fase final duas equipes cada. Mato Grosso, Paraíba e Paraná têm um grupo cada na fase final.

Neste ano, a OMU teve mais de 2 mil equipes inscritas de 24 Estados, além do Distrito Federal. A competição é dividida em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (alunos do Ensino Médio). Para participar, é preciso formar uma equipe com três estudantes e um professor responsável.

##

Para a fase final, as equipes convocadas irão realizar uma prova no sábado (3/9). No domingo (4/9), haverá uma cerimônia de premiação com entrega de, ao menos, quatro medalhas de ouro, oito de prata e 12 de bronze. Também serão premiadas as equipes que se destacarem pela qualidade da redação e da argumentação em suas respostas.

Marcelo Firer, membro da comissão organizadora da OMU e professor do Imecc, comenta a importância da realização da fase final de forma presencial. “A OMU tem uma longa trajetória, com 38 edições, e, nos últimos anos, realizou mudanças em seu formato. Uma delas é a cerimônia de premiação juntamente ao anúncio dos medalhistas. Será uma oportunidade para estudantes de outros Estados conhecerem a Unicamp e trocarem experiências com alunos de várias partes do país.”

A comissão organizadora disponibilizará auxílio financeiro para facilitar a viagem de nove equipes de escolas públicas.

Sobre as etapas da OMU

Os finalistas da OMU participaram de duas etapas online entre abril e junho. Os alunos do nível Beta, classificados para a última etapa, poderão também concorrer a uma medalha individual.

Com uma proposta que difere de outras competições de matemática, cada fase tem uma semana de duração e a participação ocorre em equipes. O objetivo é que os participantes discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas apresentados.

A competição tem questões dissertativas. Além de avaliar o quanto as soluções estão corretas, a qualidade do texto e da argumentação também é avaliada de maneira comparativa.

A proposta é que os participantes respondam às perguntas com argumentos, justificando os passos e descrevendo seu raciocínio. “O formato da prova abre espaço para algo fundamental para um matemático, que é formular e resolver problemas. Cada fase tem uma semana de duração justamente para que os grupos discutam, pesquisem e se apoiem em referências bibliográficas, até chegarem às respostas”, afirma.

Imagem de capa
Ao todo, 163 equipes foram convocadas para a fase final, que será realizada nos dias 3 e 4 de setembro.

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo