Cláudio Tormena toma posse da direção do Instituto de Química

Autoria
Edição de imagem

O professor Cláudio Francisco Tormena assumiu na quarta-feira (22) a direção do Instituto de Química (IQ) para o quadriênio 2022-2026. Até então, ele atuava como diretor associado, ao lado de Marco Aurélio Arruda. A nova diretora associada do IQ será Daniela Zanchet. 

Em seu discurso de posse, Tormena disse ter consciência dos desafios que enfrentará. “A pandemia exigiu da direção ações rápidas para mitigar seus efeitos, mas ainda não sabemos como será o pós-pandemia”, declarou. Segundo ele, cada pessoa vivenciou de forma diferente os dois últimos anos de crise sanitária e todos têm uma história para contar e propósitos a serem cumpridos. “Não serão tarefas fáceis”, avaliou.

O professor Cláudio Tormena já atuava como diretor associado na gestão anterior 
O professor Cláudio Tormena já atuava como diretor associado na gestão anterior 

Para Marco Aurélio Arruda, seu antecessor, dirigir o IQ foi como viajar em um transatlântico. “O percurso foi longo, com dois maremotos no caminho: a crise financeira pela qual passou a Universidade e a pandemia de Covid-19”, relatou. Arruda destacou a gestão de uma realidade que mudava diariamente. “Sofremos perdas de tripulantes e outros danos, mas estamos aqui”, analisou. 

O ex-diretor também reconheceu a atuação dos funcionários, docentes e alunos durante sua gestão, colocando o IQ em destaque mesmo em meio a uma crise sanitária. A coordenadora geral da Universidade, professora Maria Luiza Moretti, lembrou a importância de o instituto ter se prontificado a produzir álcool para utilização no Hospital de Clínicas. “Pode ser um pequeno gesto para vocês, mas foi de extrema importância para nós, que atuamos na linha de frente do combate à pandemia”, disse, acrescentando que que as portas da Reitoria estarão abertas aos novos diretores. 

O reitor da Unicamp, Antonio Meirelles, que presidiu a cerimônia de posse, aproveitou a ocasião para divulgar iniciativas de sua administração. Destacou o diálogo com vários setores da sociedade civil, os esforços no sentido de desenvolver uma cultura de sustentabilidade e a recuperação de uma política salarial para os servidores, com ênfase no reajuste de 20,67% e no processo de progressão dos docentes e servidores técnico-administrativos. 

Confira imagens da cerimônia de posse: 

Cerimônia contou com a participação de docentes, alunos e funcionários
Coordenadora geral professora Maria Luiza Moretti em seu discurso
Cerimônia contou com a participação de docentes, alunos e funcionários
Cerimônia contou com a participação de docentes, alunos e funcionários
Cláudio Tormena substitui o professor Marco Aurélio Zezzi Arruda que deixa o cargo
Imagem de capa
Mandato de Cláudio Tormena será de quatro anos em parceria com a nova diretora associada, professora Daniela Zanchet 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”