Toma posse a primeira mulher eleita superintendente do HC da Unicamp

##
Cerimônia de posse reuniu diversas autoridades e profissionais de saúde do HC e outros órgãos

A professora Elaine Cristina de Ataíde assumiu na manhã desta quinta-feira (23) o cargo de superintendente do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp. É a primeira vez que uma mulher é eleita para a função, em 37 anos de existência do hospital. Elaine cumprirá um mandato de quatro anos, substituindo o professor Antônio Gonçalves de Oliveira Filho, no cargo desde 2018.

“Hoje é um momento único para mim, um marco em minha trajetória”, disse a cirurgiã em seu discurso. “Meus familiares, na plateia, sabem como é importante eu estar aqui hoje. Apesar das adversidades que certamente virão, trata-se de uma vitória”, acrescentou.

Sobre sua chegada à universidade, disse: “Em 1995, quando ingressei na Unicamp, tinha a Faculdade de Medicina como a faculdade dos meus sonhos, o Hospital das Clínicas como o hospital dos meus sonhos, e a Unicamp como a universidade dos meus sonhos, o que ela continua sendo”, garantiu.

A professora Elaine recebeu 863 votos em consulta realizada no início de maio junto à comunidade do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Participaram da votação docentes, médicos residentes, alunos de graduação em medicina, farmácia, fonoaudiologia, alunos de pós-graduação e de aprimoramento, e funcionários do HC. Desde setembro, Elaine de Ataíde atuava como coordenadora de Assistência.

Prefeito Dario Saad participou da posse e o reitor Antonio Meirelles presidiu a cerimônia

Em sua posse, ela recebeu palavras de encorajamento da coordenadora-geral da Universidade, Maria Luiza Moretti. “Confie em seu trabalho. Seja resiliente. Seja pacificadora”, ensinou. “Estarei sempre ao seu lado”, acrescentou a vice-reitora, que entregou um buquê de flores à colega.

O reitor da Unicamp, professor Antonio Meirelles, desejou sorte à nova superintendente e prometeu recursos para a estrutura do hospital. “Pretendemos promover uma recuperação geral da infraestrutura do HC, com pintura e recuperação da área externa. É uma luta da professora Maria Luiza. Queremos alocar os recursos ainda este ano”, antecipou.

O reitor disse ainda que pretende ampliar a interação dos organismos de saúde da Universidade com as estruturas de saúde de Campinas e dos municípios da região. “O Poder Público vai perceber nossa disposição em colaborar”, disse.

Prata da casa

Elaine Cristina de Ataíde tem 44 anos. Ela é professora da FCM, Coordenadora adjunta do Gastrocentro, vice-diretora clínica e coordenadora clínica da Equipe de Transplante Hepático do Hospital de Clínicas.

Formada pela Unicamp, fez residências no Departamento de Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo e de transplante hepático da FCM.

Antes de Elaine, a pediatra Teresinha Tressoldi assumiu interinamente a superintendência do HC entre abril e dezembro de 2002, mas sem ter sido submetida a um processo eleitoral.

Diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino; Diretor Executivo da Área da Saúde, Oswaldo Grassiotto e ex-superintendente do HCAntonio Oliveira
Diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino; Diretor Executivo da Área da Saúde, Oswaldo Grassiotto e o ex-superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira

Sentimento de gratidão

O professor Antonio Gonçalves de Oliveira agradeceu aos funcionários do HC. “Não quero falar de obras realizadas. Quero falar da gratidão que tenho por todos”, disse.

“Conheci nesses anos pessoas fantásticas. Muitos heróis, anônimos e conhecidos, que fizeram deste hospital e desta Universidade instituições  de altíssimo nível”, afirmou.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi; o secretário executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro; o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, e a secretária adjunta , Deise Hadich, também participaram da cerimônia de posse.

Estiveram presentes, ainda, o diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Luiz Carlos Zeferino, e o professor Oswaldo Grassiotto, diretor executivo da Diretoria da Área da Saúde da Unicamp.

A cirurgiã Elaine Cristina de Ataíde cumprirá um mandato de quatro anos