Vem aí a UPA 2022, com o tema ‘Ciência que Constrói’

imagem mostra logos da unicamp e da upa com a identidade deste ano

Depois de uma pausa em 2020 e de uma edição virtual em 2021, o programa Unicamp de Portas Abertas (UPA) volta ao seu formato original, com atividades presenciais no campus de Barão Geraldo, em Campinas. A 17ª edição do evento será no dia 27 de agosto, das 8h às 17h, com entrada gratuita. As inscrições para as escolas estão abertas e podem ser feitas no site da UPA, upa.unicamp.br

“A UPA tem o papel de acolher em seus ambientes de aprendizagem alunos de Ensino Médio e Fundamental. Circulando pelos Institutos e Faculdades, laboratórios, bibliotecas, hospitais e pelas grandes praças arborizadas, eles descobrem diferentes métodos de ensino e pesquisa desenvolvidos em nossa ampla gama de cursos”, comenta Maria Luiza Moretti, coordenadora-geral da Universidade. “O retorno à modalidade presencial possibilitará maior interação com os professores, alunos e funcionários da Unicamp, e, portanto, melhor esclarecimento de dúvidas e percepção mais clara do ambiente universitário”, celebra. 

Os visitantes poderão participar de visitas guiadas e conhecer os espaços onde a vida universitária acontece, além de conversar com professores e alunos da Universidade. Ao longo do dia, as faculdades e institutos oferecem palestras, debates, rodas de conversa e atividades lúdicas sobre temas ligados à ciência, tecnologia, educação e sociedade. Os vestibulandos também poderão conhecer os serviços oferecidos pela Unicamp aos estudantes e tirar dúvidas sobre o Vestibular 2023. 

foto mostra a coordenadora geral da unicamp sentada à mesa com um computador à frente
Maria Luiza Moretti: “O retorno à modalidade presencial possibilitará maior interação com os professores, alunos e funcionários da Unicamp" (foto: Antonio Scarpinetti)

Neste ano, o tema da UPA será “Ciência que Constrói”. A Universidade pretende mostrar a importância da pesquisa científica na elaboração de políticas públicas e na tomada de decisões para a comunidade. O tema também reflete o papel da ciência como instrumento para viabilizar uma sociedade mais justa, democrática, diversa e inclusiva. 

“O tema fortalece a ideia de que a construção de conhecimento nas Universidades, por meio do ensino, pesquisa e extensão, tem relevância para a sociedade, o que se tornou mais evidente no enfrentamento à pandemia de Covid-19. A Unicamp considera que o fomento à educação em todos os níveis deve ser uma pauta permanente. Com a UPA, ela  abre suas portas para os futuros produtores da ciência”, comenta Moretti. 

Durante o período de organização da UPA, os canais de comunicação da Unicamp trarão a programação e informações úteis para quem pretende participar do evento. Haverá também   entrevistas com especialistas da Universidade sobre grandes temas da atualidade. Os vídeos poderão ser usados por professores de Ensino Médio para discussão em sala de aula e preparação para a visita ao campus.

foto mostra estacionamento da biblioteca central da unicamp visto de cima com filas de alunos
Em edições anteriores, a UPA chegou a reunir mais de 30 mil visitantes no campus de Barão Geraldo (foto: Antonio Scarpinetti)

 Inscrições 

As inscrições para as escolas estão abertas e podem ser feitas pelo site da UPA, na aba ‘inscrições’. Elas devem ser realizadas por coordenadores ou diretores das instituições, que informam o número de alunos participantes no ato de inscrição. 

A organização solicita que os responsáveis das escolas atentem para o preenchimento do campo relativo aos contatos solicitados, no formulário de inscrição. Por meio desses dados, serão enviadas informações importantes e recomendações para a visita à UPA, além de conteúdos especiais direcionados aos estudantes.  

Para dúvidas e informações, visite o site da UPA - upa.unicamp.br, ou entre em contato pelo telefone/whatsapp (19) 3521-2121 ou pelo e-mail upa@unicamp.br 

 

Confira imagens de edições anteriores:

UPA 2019 (gerais)

UPA 2019 (atividades)

UPA 2019 (drone)

UPA 2018

UPA 2016

 

Imagem de capa

foto mostra alunos em frente à biblioteca central da unicamp
Unicamp de Portas Abertas retoma modalidade presencial no campus de Barão Geraldo; evento será no dia 27 de agosto