Programa Líderes em Movimento reúne estudantes mexicanos na Unicamp

Estudantes, de diferentes áreas, fazem parte do programa Líderes En Movimiento, do Colegio de México (Colmex)

Ampliar as referências culturais, estabelecer contato com perspectivas acadêmicas diversas e conhecer pessoas diferentes. Para o estudante mexicano Luis Rosas, foram esses os principais ganhos da sua passagem pelo Brasil. “Esse tipo de programa nos permite conhecer muita gente diferente”, diz o jovem, que está concluindo o curso de Finanças.

Luis integra um grupo de quase 100 estudantes mexicanos que estão em Campinas desde quarta-feira (9) para um ciclo de palestras na Unicamp sobre humanidades, políticas públicas e gestão.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP),  que recentemente completou 40 anos. A programação termina nesta sexta-feira (10). Os temas abordados incluem Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da América Latina, Saúde e Segurança Públicas, Gestão da Inovação, Inteligência Artificial e Tecnologia 5G, entre outros. As palestras foram em português, espanhol e inglês.

Os estudantes, de diferentes áreas, fazem parte do programa Líderes En Movimiento, do Colegio de México (Colmex). O projeto oferece uma formação complementar à graduação, concluída com a visita a alguma universidade de destaque da América Latina ou Europa. Desta vez, o Colmex atuou junto com o NEPP para realizar o evento de encerramento na Unicamp.

O coordenador do núcleo, Carlos Etulain, explica que o trabalho do NEPP ao longo do tempo gerou relações com várias universidades e instituições de ensino estrangeiras para atividades de intercâmbio. “O interessante desta experiência é vivenciar, na prática, a relação entre as frentes que compõem a missão da universidade, pesquisa, ensino e extensão”, diz o coordenador.

Projeto oferece uma formação complementar à graduação, concluída com a visita a alguma universidade de destaque da América Latina ou Europa

¿Cómo viven los brasileños?

Antes do evento, os estudantes foram divididos em grupos com a tarefa de apresentar aos demais diferentes aspectos da cultura brasileira. Entre tópicos como ¿Qué leen? ¿Qué escuchan? e ¿Qué comen?, os jovens encontraram, em buscas pela internet, referências que foram de Machado de Assis a Anitta, resultando em momentos descontraídos de interação.

Hospedados na Casa do Professor Visitante da Unicamp, os estudantes destacaram a receptividade dos brasileiros: “As pessoas são muito amáveis, muito abertas e acolhedoras”, diz a estudante de engenharia industrial Daniela Pascual. A culinária local também foi elogiada : “No hotel, que é da Unicamp, nos deram comidas típicas, tudo muito saboroso”, diz Daniela. No sábado (11), os estudantes farão um passeio pelo município de Vinhedo, antes de retornar para o México.

Evento aborda temas como Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da América Latina, Saúde Pública, Gestão da Inovação e Inteligência Artificial