Semana do Meio Ambiente propõe “Um dia na Praça da Paz”

audiodescrição: fotografia colorida dos ipês rosas da praça da paz
Atividades ocorrem no dia 15 de junho e integram a Semana do Meio Ambiente de Campinas (foto: Antoninho Perri)

A Semana do Meio Ambiente da Unicamp promove, no dia 15 de junho, a atividade “Um dia na Praça da Paz”. A programação contemplou a apresentação da história do local, plantio de mudas e caminhada para identificação de árvores. Projetos da Unicamp relacionados à sustentabilidade também foram apresentados.

“Acreditamos na sensibilização das pessoas através desses eventos e de atividades educativas sobre a questão ambiental. Esperamos que seja um evento alegre, participativo e inclusivo”, aponta Maria Gineusa de Medeiros e Souza, coordenadora da Divisão de Meio Ambiente da Unicamp (DMA) e uma das organizadoras do evento.

As atividades integram a Semana do Meio Ambiente de Campinas (SEMEIA-Campinas) e são realizadas pela Diretoria de Planejamento Integrado (DEPI) e pela Gestão Ambiental e de Resíduos (GEARE), em parceria com a Faculdade de Educação Física (FEF), a Prefeitura Universitária, o Laboratório Fluxus, a Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA) e a Câmara Técnica de Gestão LixoZero Unicamp.

Confira a programação:

15 de junho de 2022 – “Um dia na Praça da Paz”

9h30 – Chegança

• Integração – Maria Gineusa de Medeiros e Souza e Washington Rodrigues da Silva.

• Segurança e saúde (CECOM) – Orientações GT Retomada Unicamp.

10h – Roda de Abertura

• Sustentabilidade – Alice de Danielli, Arlindo Boré e Danusia Ferreira.

• A história da praça – Jorge Florêncio.

• Floresta Urbana Unicamp – Hélio Cavalheri Junior, Júlio Majeau e Vanderlei Braga.

10h30 – Canto da Saúde

• Alongamento com Carlos Zamai e Vívian Xavier Silva.

10h50 – Canto Fauna e Flora

• Caminhada “Conhecendo as Árvores da Praça da Paz” – Amanda de Mello e Lauro dos Santos – Áreas Verdes da Divisão de Meio Ambiente/Prefeitura Universitária.

• Plantio de árvores Pau-Brasil e Jambo doadas pelo aluno Miquel Almeida Rocha – IFCH.

11h40 às 1240 – Conheça os Projetos e Programas

• LixoZero Unicamp – Professora Emilia Rutkowski (FECFAU) e Rebecca Bezerra – FLUXUS

• Floresta Urbana Unicamp. Catalogação das árvores com QR CODE – Hélio Cavalheri Júnior – DEPI – DMA – FECFAU.

• Usina Fotovoltaica da FEEC – Professor Luiz Carlos Pereira da Silva – Campus Sustentável Energia Limpa Unicamp – João Ito e João Lucas.

• Coletivo Humus – Canto da Compostagem – projeto de alunos da FECFAU e da FEAGRI.

audiodescrição: fotografia colorida dos ipês rosas da praça da paz; uma pessoa caminha de costas entre eles

Obra reúne acervo de Rogério Cerqueira Leite; edição estará disponível para venda em breve nos sites das editoras

O papel do rap e da educação na busca pela superação do racismo e da violência foi um dos temas debatidos

Foram aprovados os itens: “Prêmio Tese Destaque", a prorrogação da licença paternidade para servidores e recursos adicionais para o desenvolvimento de dois projetos no âmbito do Plano Plurianual de Investimentos (PPI)