Laboratório de formação e experimentação, Sinfônica da Unicamp faz 40 anos

Autoria
Edição de imagem

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) completa 40 anos em 2022. Idealizada em 1982 pelo maestro Benito Juarez, a OSU mantém uma intensa programação de concertos e funciona como um laboratório de experimentação, contribuindo para a formação de estudantes. Uma temporada especial de apresentações marca as comemorações do aniversário. 

O episódio especial Sinfônica Singular, da Rádio e TV Unicamp, integra a celebração das quatro décadas da OSU. A videorreportagem traz imagens inéditas de Benito Juarez, o primeiro regente, além de depoimentos de Cinthia Alireti, maestrina desde 2012, Raul do Valle, professor aposentado do Departamento de Música da Unicamp, e Eduardo Ostergren, regente entre 2000 e 2010 e um dos homenageados na programação de aniversário. Assista:

Uma orquestra integrada à Universidade

O trabalho da Sinfônica da Unicamp caracteriza-se pela interação com o ensino, a pesquisa e a extensão do ambiente universitário. “A Sinfônica da Unicamp é uma das poucas orquestras profissionais completamente integradas a uma universidade”, afirma Cinthia Alireti.

O que faz a OSU ser ainda mais conhecida do público é a intensa programação de concertos anuais e a montagem de pelo menos uma ópera completa ao ano, em parceria com a classe de canto Ópera Studio, do curso de Música do Instituto de Artes da Unicamp. 

O professor Angelo José Fernandes, coordenador da Ópera Studio e do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC), órgão ao qual a OSU está vinculada, salienta que a parceria traz aprendizados a todos. “A participação do coro acabou se tornando um espaço de muito crescimento para meus alunos, o que deu ao curso de canto uma grande visibilidade nacional”, afirma.

O início da OSU

Os primeiros acordes da Orquestra soaram em agosto de 1982, sob a regência de Benito Juarez. Inicialmente, era formada por um grupo de cordas, composto por 13 músicos. "Sentimos a necessidade de ter um organismo vivo entre nós, e que o regente pudesse trilhar seus primeiros passos dirigindo uma orquestra", recorda Raul do Valle.

Integrantes da OSU também rememoram a criação e a importância do grupo. “O maestro Benito fez esse grupo para nos ajudar enquanto musicistas”, afirma Meila Tomé, violoncelista da Orquestra desde a sua fundação. 

“Fiz o curso de Música na Unicamp, sou bacharel em viola e regência, e foi um presente já sair para uma orquestra profissional”, diz Vânia Claudia Vera e Silva, que integrou a OSU entre 1988 e 2019. 

audiodescrição: fotografia preto e branca do maestro benito juarez
O idealizador da OSU, maestro Benito Juarez (foto: acervo do Instituto de Artes/Unicamp)

No final dos anos 1980, o grupo começou a crescer. “A orquestra deixou de ter uma configuração só de cordas e passou a ter uma configuração clássica. Foram introduzidos, junto às cordas, os sopros e a percussão”, lembra o fagotista Francisco Amstalden, que ingressou na orquestra em 1990.

Atualmente, a OSU é composta por cerca de 40 músicos, que realizam em média 45 concertos por ano. Além de uma programação cultural para Campinas e região, oferecendo apresentações com recursos de acessibilidade, a Orquestra cumpre um papel importante na formação dos alunos do Departamento de Música da Unicamp. 

“Temos essa função de laboratório, que visa tanto formar quanto experimentar. Estamos em uma universidade, então isso é possível: experimentar e revisar. Acho que é isso que caracteriza nosso trabalho aqui na Unicamp”, sintetiza a maestrina Cinthia Alireti. 

Programação de 40 anos

A OSU realiza, em 2022, uma temporada comemorativa dos 40 anos. Os próximos concertos serão junto ao Coro Contemporâneo de Campinas, com apresentação de Requiem de Mozart, uma das principais obras do compositor austríaco. As apresentações são gratuitas e ocorrem em Piracicaba, Campinas e Limeira, entre 8 e 10 de junho.

Confira os detalhes:

Piracicaba (8/6): Teatro Municipal “Dr. Losso Neto” (Av. Independência, 277 - Alto, Piracicaba), 19h30

Campinas (9/6): Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (R. Albert Sabin - Cidade Universitária), 19h30

Limeira (10/6): Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção (Largo da Boa Morte, 51 - Centro), 19h30

O concerto comemorativo oficial acontece no dia 18 agosto. A programação completa da temporada de aniversário pode ser conferida no site e nas redes sociais da OSU: FacebookInstagram.

Imagem de capa
audiodescrição: fotografia colorida de um concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp; a iluminação é baixa e a regente de costas com a orquestra ao fundo

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa