Reitor recebe representante do parlamento italiano na América do Sul 

Autoria
Edição de imagem

O reitor Antonio Meirelles e a coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, receberam na tarde de quarta-feira (1) o deputado italiano Fausto Longo. Nascido no Brasil, Longo é representante da América do Sul no parlamento italiano. 

Na pauta, a possibilidade da instalação em Campinas de um parque tecnológico e industrial voltado para o setor hospitalar. Para o deputado, a Unicamp poderia ser o foco do projeto. Os recursos viriam de empresas italianas do setor, interessadas em novos mercados.

Deputado italiano Fausto Longo, representante da América do Sul no parlamento italiano
Deputado Fausto Longo, representante da América do Sul no parlamento italiano

O reitor disse que um parque de inovação e tecnologia voltado para a área da saúde é compatível com o conceito do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável) em gestação na Unicamp. O HIDS deverá ser um distrito inteligente,  congregando centros de pesquisa e inovação.

Para Meirelles, a questão da saúde deve ser pensada não apenas do ponto de vista da assistência, mas também da logística de atendimento à saúde e do impacto produzido no setor pelas empresas farmacêuticas e de equipamentos médicos.

“O projeto está próximo daquilo que queremos implantar na área da saúde do HIDS. Ele traria desenvolvimento não apenas para a assistência em si, mas para toda a estrutura produtiva e de serviços em torno do atendimento à saúde”, explicou.

Na pauta da reunião com o parlamentar ítalo-brasileiro a possibilidade da instalação em Campinas de um parque tecnológico e industrial voltado para o setor hospitalar.
Na pauta da reunião com o parlamentar ítalo-brasileiro a possibilidade da instalação em Campinas de um parque tecnológico e industrial voltado para o setor hospitalar. 

Entre outras atribuições, a nova estrutura tem como missão alinhar protocolos de vigilância e assistência, a proposição de novas vacinas, a produção de medicamentos e a realização de parcerias com instituições públicas ou privadas nas áreas de pesquisa e ensino.

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, que preside o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), discutiu no mesmo encontro o projeto de construção do Hospital Regional. A previsão é que o hospital seja construído em uma área cedida pela Unicamp e conte com o custeio dos municípios beneficiados. Ele deve atender não apenas os 20 municípios da RMC, mas as 42 cidades da DRS-7. 

A reunião contou ainda com a presença do médico Cármino de Souza, secretário executivo da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do governo do Estado, e do professor Marcelo da Cunha, assessor no Gabinete do Reitor.

 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa