Unicamp estreita laços com a Nord University, da Noruega

Letícia Nogueira, pesquisadora sênior na Nordland  Research Institute e Tadeu Nogueira, conselheiro administrativo da Nord University: acordo de mobilidade de docentes e alunos de pós-graduação
Letícia Nogueira, pesquisadora sênior na Nordland Research Institute e Tadeu Nogueira, conselheiro administrativo da Nord University: acordo de mobilidade de docentes e alunos de pós-graduação

A Unicamp recebe a visita de Letícia Nogueira, pesquisadora sênior na Nordland  Research Institute e professora associada da Nord University, e Tadeu Nogueira, conselheiro administrativo da mesma instituição. As universidades mantêm um acordo de mobilidade de docentes e alunos de pós-graduação, assinado no início de 2020, dentro do programa Erasmus (European Region Action Scheme for the Mobility of University Students), da União Europeia.

Tadeu atua com ciência aberta no Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento da universidade norueguesa. Já Letícia trabalha com transições para sustentabilidade, principalmente em gestão de resíduos, economia e gestão de recursos naturais. Em 2020, durante estada na Noruega para firmar o acordo entre as Universidades, o docente do IG Marko Monteiro estabeleceu contato com os dois colegas. Desde então, os laços entre as instituições vêm se estreitando. “Pretendemos discutir colaborações e intercâmbio entre alunos”, reforça Letícia.

Entre março e maio de 2022, Danielli de Arruda, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT), visitou a Nord University como parte do programa Erasmus+. Em sua pesquisa, analisou o desenvolvimento da ciência aberta no Brasil e no país escandinavo. Orientada pela professora Adriana Bin, ela contou com o apoio de Tadeu, de Roberto Hermann e Kari Alterskjær em seu período no país. Ali desenvolveu e aplicou uma pesquisa online a todos os pesquisadores da Nord, convidando-os a compartilhar suas experiências com ciência aberta. Os resultados serão divulgados em sua Tese e em artigos publicados em parceria com membros daquela Universidade.

Tadeu Nogueira, a doutoranda Danielli Rondon e Roberto Rivas, na Nord University: acordo desde 2020

Entre os compromissos de Letícia e Tadeu na Unicamp, constam o workshop "Ciência Aberta no contexto norueguês", apresentado no IG; uma visita à Biblioteca Central da Unicamp, para uma discussão sobre o repositório de dados abertos; um encontro com alunos e docentes da Faculdade de Ciências Aplicadas sobre potenciais interesses comuns de pesquisa; e uma visita ao Instituto Eldorado.

A parceria entre a Unicamp e a Nord University já rendeu um preprint publicado em conjunto por Roberto Rivas, Letícia Nogueira, Marko Monteiro, em colaboração com Mario Pansera, da Universidade de Bristol. O trabalho passa no momento pelo processo de revisão por pares em uma revista internacional.

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo